quinta-feira, 25 de abril de 2013

DEPOIMENTO DE VALÉRIO ESCLARECE PARTICIPAÇÃO DE LULA NO MENSALÃO.



A delegada responsável pelo inquérito que investiga o elo do ex-presidente Lula com o mensalão, Andréa Pinho, considerou "esclarecedor" o depoimento de Marcos Valério Fernandes de Souza.
A expressão foi usada por interlocutores da delegada na Polícia Federal. Pinho esteve anteontem em Belo Horizonte, onde ouviu o empresário.
s
Marcos Valério, quando foi preso em dezembro de 2011
Marcos Valério, quando foi preso em dezembro de 2011
A razão principal para o novo depoimento era levantar detalhes sobre os supostos encontros de Valério com Lula e esclarecer possíveis contradições do empresário.
Valério já havia prestado depoimento à Procuradoria-Geral da República em setembro.
Pinho negou aos advogados de Lula acesso ao inquérito. Segundo eles, a delegada afirmou que Lula não é investigado e que o caso corre sob sigilo. A defesa estuda se recorrerá ao Judiciário para obter acesso à investigação.
As investigações relacionadas ao mensalão produziram diversos "filhotes". A PF em Minas Gerais pedirá a quebra do sigilo bancário de Freud Godoy, ex-secretário pessoal do ex-presidente Lula, conforme noticiou ontem o jornal "O Estado de S. Paulo".
O pedido faz parte de outro inquérito, aberto para apurar gastos das empresas de Valério, condenado pelo STF a 40 anos de prisão.
O pedido se baseia na afirmação de Valério de que repassou dinheiro a uma empresa de Godoy para bancar despesas pessoais de Lula. Paulo Okamotto, diretor do Instituto Lula, disse na época do depoimento que o valor pode ter sido usado para pagar despesas de campanha eleitoral.
A transferência já era conhecida. A CPI dos Correios, em 2005, identificou um repasse para a firma do assessor de Lula, feito em 2003. A Folha não conseguiu falar ontem com Godoy.
Em 2006, o sigilo bancário da empresa do ex-secretário de Lula foi quebrado durante inquérito da PF. A conclusão do inquérito não apontou envolvimento dele em crime

Nenhum comentário:

Postar um comentário