sábado, 25 de maio de 2013

GOVERNO DA BAHIA LANÇA EDITAL DO NOVO METRÔ.



O prefeito ACM Neto e o governado Jaques Wagner participaram do lançamento
O prefeito ACM Neto e o governado Jaques Wagner participaram do lançamento
Mais um capítulo da história do sistema metroviário de Salvador começa a ser contado nesta sexta-feira (24/5) com o lançamento do edital de licitação para a Parceria Público-Privada (PPP) que construirá e gerenciará o metrô  da capital baiana. Em solenidade que acontece às 9h no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, o governador Jaques Wagner e os secretários de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e da Casa Civil, Rui Costa, lançam o projeto, que prevê investimentos de R$ 4 bilhões em uma concessão de 30 anos para exploração do sistema.
O edital ficou disponível para consulta pública e contribuições desde junho de 2012, quando foi apresentado pela primeira vez. Segundo a assessoria de comunicação do governo estadual, nesse período foram realizadas audiências públicas em Salvador e Lauro de Freitas para discutir e detalhar o projeto, além de uma missão internacional liderada pelo governador, que apresentou o Sistema Metroviário a investidores europeus e asiáticos.
Além de contemplar a construção da linha 2 do metrô, ligando a Avenida Bonocô a Lauro de Freitas, cortando toda a Avenida Paralela, o edital prevê a finalização do tramo 1 do metrô da linha 1, entre a Estação da Lapa e o Acesso Norte, e a ampliação do tramo 2, projetado inicialmente até Pirajá. A empresa vencedora terá ainda que elaborar o projeto e estender até Águas Claras/ Cajazeiras.
Os investimentos totais serão oriundos do PAC de Mobilidade das Grandes Cidades e de recursos de empréstimos do governo do estado, além da formatação da Parceria Público-Privada (PPP) que deterá o controle do sistema metroviário. A projeção é que sejam gastos R$ 4,2 bilhões.
Ainda durante o evento que confirmou a transferência do metrô para o controle do governo do estado, o secretário da Casa Civil citou que, numa análise preliminar, a tendência é que, contados 120 dias a partir do lançamento da licitação, seja possível formalizar a contratação da concessionária responsável pela Parceria Público-Privada (PPP) que fará a operação do metrô.
O vencedor será conhecido por meio de leilão na Bolsa de Valores de São Paulo e deterá a concessão por 30 anos. O prazo para colocar o primeiro trecho em funcionamento, entre a Estação da Lapa e a Estação do Retiro é até junho de 2014, com a finalização da linha 1 até Pirajá até dezembro do mesmo ano.
A extensão até Águas Claras/ Cajazeiras tem previsão até 2016, mesmo limite apontado pelo governo do estado para a conclusão da linha 2, na Avenida Paralela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário