segunda-feira, 27 de maio de 2013

MORRE ROBERTO CIVITA, DONO DA VEJA E DO GRUPO ABRIL.

 

Civita acumulava os cargos de prsidente do Conselho de Administração e diretor editorial do Grupo Abril, e presidente do conselho da Abril Educação
Foto: FOTO: Divulgação / Agência O GLOBO
Civita acumulava os cargos de prsidente do Conselho de Administração e diretor editorial do Grupo Abril, e presidente do conselho da Abril Educação.
 — O empresário Roberto Civita, filho de Victor Civita, fundador do Grupo Abril, morreu às 21h41m deste domingo, devido à falência de múltiplos órgãos, depois de três meses internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para a correção de um aneurisma abdominal. Deixa mulher, três filhos e seis netos. Desde a hospitalização seu filho Giancarlo Civita assumiu seu lugar na presidência do Conselho de Administração do Grupo Abril. O velório ocorrerá nesta segunda-feira, a partir das 11h, no Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, São Paulo.

Roberto Civita estava no comando da companhia há mais de duas décadas, período em que a empresa diversificou seus negócios, tornando-se um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina. O grupo é responsável pela publicação das revistas Veja, Exame, Nova e Quatro Rodas, entre outras.
Civita acumulava os cargos de presidente do Conselho de Administração e diretor editorial do Grupo Abril, e presidente do conselho da Abril Educação. Mas, desde a sua internação, em março, estava afastado de todas as suas atividades no grupo, que foram assumidas interinamente pelo seu filho Giancarlo Civita, presidente executivo do Grupo Abril e vice-chairman da Abrilpar.
Ao lado do pai, o americano de ascendência italiana Victor Civita (1907-1990),Roberto ergueu um dos maiores conglomerados de mídia e educação da América Latina. A origem foi o escritório aberto por Victor em 1950, no centro de São Paulo, e que teve como primeiro negócio a publicação de "O Pato Donald". Hoje, são mais de 9,5 mil funcionários e negócios espalhados por áreas que vão de revistas à TV segmentada.
A holding da família controla a Abril S.A. (substituindo a denominação antiga de Editora Abril), que publica 52 revistas para 4,7 milhões de assinantes e mais de 80 sites, com 59 milhões de internautas. Também estão sob esse guarda-chuva a MTV Brasil e a Elemidia. Outro braço do grupo é a Abril Educação, dona da editora Ática e do Sistema Anglo de Ensino, entre outros negócios. Em educação, a empresa é líder em provimento de conteúdo para alunos e professores.
A operação de maior prestígio é a de publicações. São mais de 200 milhões de exemplares por ano. Sete das dez revistas mais lidas do Brasil são da editora, incluindo a segunda maior revista semanal do mundo, a “Veja”, criada em setembro de 1968, que vende em média 1,1 milhão de exemplares por semana.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lamentou em nota a morte do empresário: "Roberto Civita era um homem de coragem e de vanguarda. Tinha amor pelo Brasil, obsessão pela verdade e crença inabalável na liberdade de imprensa. Ao idealizar e criar publicações como VEJA, maior revista de informação semanal fora dos Estados Unidos, deu uma contribuição inestimável à construção da democracia brasileira. Nossos sentimentos à família e aos amigos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário