quinta-feira, 20 de junho de 2013

TRANSPORTE DE MASSA NUNCA FOI PRIORIDADE DOS GOVERNOS


Salvador tem o pior transporte público do país e ainda custa caro

   

   1. Quem já viajou para o exterior e/ou já morou fora do Brasil sabe o quanto e como o transporte público nacional é ruim, prioritariamente estabelecido em sistemas por ônibus, bem diferenciados dos modelos ferroviários e de metrôs no restante do mundo. Ora, se a lógia mundial da eficiência nesse tipo de transporte de massa é sistemas sobre trilhos, muitos subterrâneos, por que o Brasil insiste em fazer o contrário? 

   2. A resposta é simples: os administradores e politicos brasileiros não são movidos pelos interesses coletivos, salvo raras exceções, daí esse anacronismo e os protestos que seguem na Nação, obrigando governadores e prefeitos das duas maiores cidades do país, apenas sob pressão popular nas ruas, reduzir os preços das tarifas dos serviços. Eles que tripudiaram do povo falando arrogantemente de Paris.

  3. Londres tem um sistema de transporte público quase perfeito. Alia, metrô (que o inglês ainda chama underground), ônibus articulados e ferrovia para a região metropolitana. Milhões de pessoas se movem por esses sistemas. Se você chegar no aeroporto de Heatrow (internacional) pega o metrô e vai pagar algo em torno de R$9,00 para chegar ao centro e daí, em linha articulada no próprio metrô se dirige a algum bairro. Tudo com bilhete único. O metrô de Londres tem 320 estações e corta a cidade em todas as direções.

   4. Nos Jogos Olimpicos de 2012 foi criada uma linha específica de metrô só para a Vila Olimpica que hoje servem aos moradores. A África do Sul durante a Copa também fez isso em Joanesburgo, centro-aeroporto. NY é a mesma coisa. O metrô atende a toda cidade e a Central Station as linhas metropolitnas ferrovia. Sabem onde fica a Central Station? Perto da 5ª Avenida, subterrânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário