terça-feira, 16 de julho de 2013

AGENDA POSITIVA DO CONGRESSO SERÁ VETADA POR DILMA.

A presidente Dilma Rousseff decidiu que vai vetar parte da "pauta positiva" adotada pelo Congresso após as manifestações de junho. Estão na lista dos projetos considerados "impagáveis" pelo Planalto o passe livre para estudantes, o fim da multa do FGTS para empregadores e a anistia aos funcionários grevistas dos Correios.
Com os vetos, o governo pretende garantir a manutenção de ao menos R$ 10 bilhões em seus cofres. Na avaliação de auxiliares de Dilma, os parlamentares estão aprovando propostas de forte impacto nas contas da União por dois motivos. Primeiro, para divulgar a boa vontade política do Congresso, implantando o que chamam de "agenda positiva". Depois, sabendo que a conta não fechará, para obrigar a presidente a barrar medidas populares. Seria uma espécie de "troco" pelo fato de Dilma ter sugerido a realização de um plebiscito este ano para mudanças no sistema político e eleitoral com validade já para a sucessão do ano que vem.
Parlamentares interpretaram a proposta como uma forma de jogar no colo do Congresso parte dos problemas de representação surgidos durante as manifestações de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário