quarta-feira, 17 de julho de 2013

PESQUISA CNT DIZ QUE DILMA GANHA NO SEGUNDO TURNO.


   1. Mais um instituto detectou a queda de aprovação  do Governo Dilma. A avaliação positiva caiu de 54,2%, em 11 de junho, para 31,3% nesta terça-feira (16), segunda pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes - CNT e realizada pelo instituto MDA, sendo a primeira pesquisa encomendada pela instituição depois da onda de protestos que atingiu o país, tendo ouvido  2.010 pessoas entre os dias 7 e 10 deste mês, sendo que as entrevistas foram realizadas em 134 municípios de 20 unidades da federação nas cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

   2. De acordo com o levantamento, 6,8% dos entrevistados disseram considerar o governo da presidente Dilma “ótimo”, enquanto 24,5% o avaliam como “bom”. Consideram o governo “regular” 38,7%. O percentual dos que acham a gestão “ruim” é de 13,9%. Consideram o governo “péssimo” 15,6% dos entrevistados, o que conduz para  a avaliação “positiva” do governo, conforme os cálculos da pesquisa, atingindo 31,3% e a ‘’negativa’’ de 29,5%, sendo que  a maioria considera a gestão “regular”- 38,7%.

   3. Isso significa dizer que se o governo Dilma melhorar daqui para frente há uma tendência do regular (38.7%) migrar para o ótimo/bom como vinha acontecendo até antes dos protestos. Se o governo não conseguir reagir e esse percentual do regular migrar para o ruim/péssimo, adeus re-eleição de Dilma. Portanto, há tempo para as duas coisas.

   4. A pesquisa MDA fez uma simulação da disputa da eleição presidencial de 2014, num cenário em que concorressem Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (Rede Sustentabilidade) e Eduardo Campos (PSB), a atual presidente teria vantagem, mas menor que a verificada no levantamento de junho.

   5. Pelo levantamento deste mês, Dilma obteria 33,4% dos votos, enquanto  Marina Silva avançou nas intenções de voto e ultrapassou Aécio Neves, ficando em segundo lugar, com 20,7%, vindo  o tucano ficaria em terceiro, com 15,2% e  Eduardo Campos alcançaria 7,4%. Votariam em branco ou nulo 17,9% dos entrevistados. Outros 5,4% não responderam.

  6. Num segundo turno entre Dilma e Marina Silva, a atual presidente obteria 38,2% dos votos, contra 30,5% da ex-ministra do Meio Ambiente, conforme a pesquisa, enquanto que  num cenário de segundo turno entre Dilma e Aécio Neves, a presidente teria vantagem, com 39,6% contra 26,2%, com  o restante dos entrevistados disse que votaria branco, nulo ou não respondeu. 

   7. O levantamento mostra ainda que, se Dilma disputasse o segundo turno com Eduardo Campos, ela receberia 42,1% dos votos, contra 17,7% do atual governador de Pernambuco.

   8. Ou seja: é importantíssimo para Dilma uma aliança com Campos e o ex-presidente Lula vem tentando costurar esse meio de campo já promovendo dois encontros com o governador de Pernambuco. Se Campos compuser com Maria e Aécio, a situação de Dilma se complica bastante.

   9. O levantamento  também fez uma pesquisa "espontânea" de intenção de voto, quando não é apresentada uma lista taxativa de candidatos, tendo  Dilma recebido 14,8% dos votos, seguida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (10,5%), Marina Silva (5,9%), Aécio Neves (4,9%), Eduardo Campos (1,4%) e José Serra (1,2%). Pela pesquisa, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, receberia 0,7% dos votos.

   10. Esse é o retrato do momento. Inimaginável até maio passado quando Dilma era favorita absoluta para vencer o pleito no primeiro turno. Agora, a situação se complicou e vai exigir de Dilma/Lula novas posturas no governo e com os politicos. Além, óbvio, com a população

Nenhum comentário:

Postar um comentário