segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A SUCESSÃO AO GOVERNO DA BAHIA.


   1. A sucessão no estado da Bahia, pelo menos na banda do PT, ganhou um novo ingrediente com a disputa interna no partido num bate chapa entre Everaldo Anunciação, apoiado pela CNB do A, Reencantar, DS e outros (Leia-se Wagner, Rui Costa, senador Pinheiro, etc) x Ernesto Marques, filho de Sêo Elóphilo Marques, de Irará, apoiado pela CNB do B, PT + Forte, MPT e outros (Leia-se Nelson Pelegrino, Luiz Caetano, Emiliano José, Marcelino Galo, Guilherme Menezes, etc).

   2. Ainda assim, Everaldo continua hegemônico e Rui também. Entende-se a atitude do grupo dissidente a posição de Wagner apenas para marcar uma posição. O próprio Marques, no Face, admite que a disputa é desigual. Ainda assim, representa um desafio. O que esse pessoal deseja mostrar é um PT mais articulado com as ruas, sintonizado com o momento atual e com Lula.

   3. Um parlamentar desse grupo me confidenciou que o PT do outro lado estaria muito burocrático, gabinetelista (articulador de ganinete), daí essa posição dos dissidentes. Na hipótese mínima, mesmo diante provável derrota, marcará uma posição de renovação.

   4. Agora, nada disso mexe na disposição de Wagner em fazer Rui Costa seu sucessor, como candidato da base aliada do seu governo. Já dito neste site, o vice será do PDT e o senador do PSD, Otto Alencar. O PP será contemplado com uma vaga em Tribunal para Mario Negromonte. Leão sobra. A vaga de vice para o PDT, o governador reserva a Marcelo Nilo.

   5. Nilo, no entanto, já disse que não quer. Só aceita ser candidato a governador. Nos bastidores, diz-se que Nilo gostaria que fosse Nestor Duarte Neto, secretário da SEAP (Administração Penitenciária) e ele iria para o TCM. 

   6. Há, ainda, na visão de um deputado do PMDB, a possibilidade de Wagner sair candidato ao Senado dentro do projeto nacional do PT de melhorar seu número de parlamentares na Câmara Alta, hoje, com uma diferença de 18 a + para o PMDB. O PT articula controlar as duas casas no Congresso e estaria articulando candidaturas a senadores viáveis.

   7. Nessa hipótese de Wagner senador, Otto será mantido candidato a vice, uma vez que uma chapa Rui e Nestor seria fraca demais no plano eleitoral, e Nilo reitera toda hora que só aceita ser candidato a governador. Sem caneta não vai.

   8. A senadora Lidice da Mata (PSB) só é contada como apoiadora. Nunca para ser apoiada. Sua única chance é ser candidata pelo PSB com Eduardo Campos, a presidente. O senador João Durval já disse que é candidato, mas, ninguém acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário