sábado, 14 de setembro de 2013

Com a presença de mais de mil vereadores, a ABRACAM , associação brasileira de câmaras municipais, realizou em Brasília, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comercio, o sexto Congresso Nacional de Câmara de Vereadores.
Ministros, Senadores,Deputados federais e estaduais, prestigiaram o evento, tendo como destaque a presença de representantes de mais de vinte e quatro estados brasileiros.
Várias palestras foram realizadas no intuito de fortalecer o mandato do vereador no Brasil, e apresentada PEC que permite a vinte por cento das Câmara Municipais, apresentarem Emendas Constitucionais, para reescrever o capítulo da Constituição Brasileira que trata dos Municípios.
O ponto alto do encontro foi a visita ao Presidente do Congresso Nacional, Deputado Henrique Alves, do Rio Grande do Norte, que se comprometeu com os vereadores, a formar as comissões especiais, para tratar das PECs de interesse dos vereadores e facilitar a instalação das TVs. Câmara, tendo sido imediatamente contempladas as Câmaras Municipais de Belém. Rio Branco e Uberaba, que a partir do ano vindouro, passarão a transmitir para toda a população , as sessões e os trabalhos legislativos, através dessas televisões.
O encontro com o Senador Eduardo Amorim, do estado de sergipe, trouxe grande alento a ABRACAM, quando o Senador Amorim, se comprometeu com a causa dos vereadores, para ajudar no fortalecimento da classe e na realização de eventos em todo o nordeste do país.
Foi também ventilado no Congresso, a realização de cursos práticos para a formação e treinamento de vereadores e funcionários das Câmaras Municipais, a fim de esclarecer a classe, sobre as prerrogativas do mandato, e fortalecer a sua missão legisladora e fiscalizadora das administrações dos municípios.
A ABRACAM ainda empossou a nova diretoria, tendo sido reeleito para Presidência o Dr. Rogério Rodrigues e na Vice Presidência que vai tratar dos assuntos jurídicos de todas as câmaras dos vereadores do Brasil, o dr César Rômulo Rodrigues Assis, advogado e consultor jurídico contratado pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento dos municípios.
O encontro dos vereadores foi um imenso sucesso, desencandeando uma série de pedidos para que sejam realizados seminários em todos os estados brasileiros, além dos cursos de capacitação para vereadores.
A ABRACAM agradeceu a todos, através da sua diretoria e se comprometeu a realizar os pleitos formulados nesse maravilhoso encontro, que se realizou em Brasilia, nos dias 10,11 e 12 de setembro e que se repetirá nos anos vindouros para o sucesso e fortalecimento dos vereadores e câmaras municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário