segunda-feira, 30 de setembro de 2013

NOVOS PARTIDOS DISPUTAM ADESÃO DE DEPUTADOS

A aprovação dos dois novos partidos políticos do Brasil abriu a temporada de troca-troca de deputados entre as legendas. Em alguns casos, parlamentares foram disputados em uma espécie de "feirão" de filiações.
Brizza Cavalcante - 4.mai.2011/Divulgação/Câmara dos Deputados
Deputado Oziel Oliveira
Deputado Oziel Oliveira
OZIEL OLIVEIRA Uma bela proposta
Partido anterior PDT
Negocia com Pros
Já passou por PP
Mandatos 1
Anunciado como um dos reforços do Solidariedade do deputado Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical, o deputado de primeiro mandato Oziel Oliveira era motivo de celeuma na Câmara na quarta-feira.
Colegas do PDT queriam saber se era verdade que ele havia fechado com o Pros, o rival do Solidariedade no feirão de coleta de filiações iniciado após a aprovação das duas siglas pela Justiça Eleitoral na terça-feira.
Fora do plenário, um grupo comandado pelo ex-vereador do interior de Goiás Eurípedes Júnior, o criador e presidente do Pros, comemorava a adesão de Oziel.
"Rapaz, a proposta do partido é muito boa", disse Eurípedes, rindo da frase que acabara de dizer sobre a proposta feita para convencer Oziel Oliveira.
*
Deputado Marcos Medrado
Deputado Marcos Medrado
MARCOS MEDRADO Agora eu paro
Partido anterior PDT
Negocia com Solidariedade
Já passou por PMDB, PRN, PDC, PP
Mandatos 4
O deputado Marcos Medrado vinha reclamando que o partido não lhe prestigiava no Estado e que preferia colocar na propaganda partidária regional o ex-ministro Carlos Lupi, presidente nacional da sigla.
A criação do Solidariedade lhe deu a oportunidade de abandonar a camisa trabalhista e vestir, agora, a do partido cujo nome reivindica inspiração na federação sindical de Gdansk montada por Lech Walesa. "Cheguei a um ponto no PDT que se o Solidariedade não saísse eu iria para qualquer outro." Ele segue para o sexto partido.
"Mudei três vezes [ele ignora dois nanicos do currículo], não foi tanto. Tem deputado aí que trocou dez vezes." Aos 67 anos, pondera: "Apesar disso, não gostaria de ter saído de nenhum. Espero que essa seja a última vez."
*
Nilson Bastian - 23.abr.2013/Divulgação/Câmara dos Deputados
Deputado Ademir Camilo
Deputado Ademir Camilo
ADEMIR CAMILO No papel é tudo igual
Partido anterior PSD
Negocia com Pros
Já passou por PSDB, PPS, PL [hoje PR] e PDT
Mandatos 3
Ademir Camilo (ex-PSD, ingressando no Pros) também é maratonista no troca-troca.
Aos 49 anos, o deputado e presidente da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais diz que quando há justificativa não vê problema em mudar de legenda, o que ele já fez por cinco vezes.
A justificativa agora, diz, é que o PSD não dava sinais de que bancaria sua candidatura ao Senado em 2014. Com isso, Camilo começou a ajudar a montar o Solidariedade.
Mas afirma que o viés oposicionista da nova sigla, que deve apoiar o presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG), tirou-lhe o ânimo de mudar.
Daí direcionou-se para o Pros. "É lógico que mudar de partido é ruim, mas ideologicamente você sabe que na grande maioria o escrito é a mesma coisa. No papel, é quase todo mundo igual."
*
Divulgação
Deputado Carlos Manato
Deputado Carlos Manato
CARLOS MANATO O festeiro precoce
Partido anterior PDT
Negocia com Solidariedade
Já passou por PSDB
Mandatos 3
Carlos Manato tem um sobrado ao lado de sua casa, na Serra, segunda cidade mais populosa do Espírito Santo.
Também às turras com o PDT, viu a chance de se livrar da legenda e ganhar o comando de um partido na cidade.
Para isso, pintou o sobrado quase todo de azul, uma das cores do PP. Como o PDT ameaçou ir à Justiça lhe tirar o mandato, passou a flertar com o Solidariedade -não há risco de perda de mandato na migração para partido novo.
Repintou o sobrado de laranja, a cor do Solidariedade, e inaugurou a sede regional.
Só que a festança se deu um dia antes de o TSE julgar o Solidariedade. Manato passava as mãos pelo rosto e parecia rezar quando o placar apontava 3 a 0 contra o Solidariedade. "Se perdesse acho que eu pulava da ponte", disse após a virada para 4 a 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário