domingo, 13 de outubro de 2013

CAMPOS ATROPELA AÉCIO NEVES EM PESQUISA

   1. A pesquisa DataFolha publicada pela Folha de São Paulo neste sábado revela que a presidente Dilma, com 42% das intenções de votos, venceria a eleição em primeiro turno se fossem hoje, diante do "tucano" Aécio Neves (21%) e Eduardo Campos (15%). Mas, o quadro não é nada confortável para Dilma, ainda que a mostra tenha sido realizada no dia 11 de outubro, um dia após a propaganda do PSB na TV, campo em 154 municípios, ouvindo 2.517 pessoas.

   2. O que se denota na pesquisa do DataFolha é que, desta feita, houve um crescimento das oposições, Aécio que estava estacionado em 12% (último Ibope) puou para 21%; e Eduardo Campos, o qual tinha entre 4% e 6% deu um salto de canguru para 15%. Nulos ou nenhum somem 16% e outros 7%.

   3. O instituto testou 4 cenários para a eleição presidencial, alternando os nomes de Campos e Marina Silva, pelo PSB; e os de Aécio e Serra, pelo PSDB. Nas outras tentativas, as eleições iriam para um segundo turno, considerando o cenário com Marina, Dilma teria 39%; Marina 29% e Aécio 17%; no cenário B, Dilma teria 40%; Serra 25% e Campos 15%; e no cenário D, Dilma 37%; Maria 28% e Serra 20%.

   4. Noutras palavras, isso significa dizer que Marina é uma candidata mais competitiva do que Campos, no PSB; e Serra é mais competitivo do que Aécio, no PSDB. Impressionante como José Serra, o qual é o mais rejeitado dos candidatos pelo eleitorado, tem mais votos do que Aécio. 

   5. Outro detalhe interessante da pesquisa, mas, de conhecido pleno no meio do marketing político é que Dilma tem o seu maior eleitorado na faixa mais baixa da população até 2 salários mínimos, beneficiada pelos programas sociais (Bolsa Familia, Bolsa Escola, etc) do governo federal.

   6. A medida em que as faixas salariais vão aumentando e a escolaridade da população idem-idem, a rejeição a Dilma cresce. Curioso, também, é que José Serra, embora seja um candidato de maior densidade intelecutual pontua de forma equilibrada entre todas as faixas salarias, até 2 SM e mais de 10 SM, com taxas de aceitação de 20% a 22%. 

   7. Aécio e Campos pontuam melhor nas faixas de salários mais altos e Marina tem sua pontuação equilibrada, ainda que, entre os mais esclarecidos em 38% e os menos 25%.

   8. Os cenários ainda estão na inicial mas não são confortáveis para o PT e essa dualidade Aécio x Serra no PSDB ainda vai dar muito o que falar, sobretudo se nas próximas pesquisas, Campos passar Aécio, como tudo indica que acontecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário