quinta-feira, 24 de outubro de 2013

LULA DIZ EM LISBOA QUE POVO TINHA MOTIVO PARA IR ÀS RUAS.


Durante uma visita a Lisboa, ontem, o ex-presidente Lula fez elogios ao próprio governo e disse que a população brasileira tem motivos para ir para as ruas.
"Na medida em que o povo conseguiu ensino superior, virar usuário automóvel, garantir emprego, era normal que essa população quisesse mais. Era normal que começasse a reivindicar uma melhoria na qualidade de vida. Era normal que o povo começasse a discutir mais saúde, mais educação, mais mobilidade. E o povo foi para rua. Tem muita gente que é muito democrática, mas que não gosta do povo na rua", disse.
Como de costume, Lula listou indicadores positivos de sua gestão. "Conseguimos em dez anos que milhões de brasileiros saíssem da extrema pobreza, que fossem criados milhares de postos de trabalho --a gente tem uma taxa de desemprego de 5,7%, uma das mais baixas que eu conheço-- e que 40% dos brasileiros ascendessem socialmente".
Ainda sobre os protestos de junho, Lula ensaiou uma crítica aos partidos políticos.
"Eu achei que o povo indo para a rua nos estava obrigando a fazer um debate que a gente não queria fazer [...] Eu dizia que se o povo queria debater democracia, os partidos deviam ter coragem e fazer o debate de democracia. Se queriam negar a política, teríamos que ir para a rua e defender a política, porque sem política não há forma de governar a vida de ninguém no mundo".
Lula falou durante a apresentação do livro "A confiança no mundo --sobre a tortura e a democracia", da autoria do ex-primeiro-ministro socialista português José Sócrates. O ex-presidente brasileiro escreveu o prefácio da obra.
O ex-presidente Lula e o ex-primeiro-ministro de Portugal José Sócrates durante lançamento de livro em Lisboa
O ex-presidente Lula e o ex-primeiro-ministro de Portugal José Sócrates durante lançamento de livro em Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário