sábado, 23 de novembro de 2013

INVESTIGADO CHEFE DE GABINETE DE MANTEGA

O Ministério da Fazenda apura denúncia de que o chefe de gabinete de Guido Mantega viajou a trabalho para o Rio de Janeiro, mas não participou das reuniões previstas na autorização da viagem.
Com custo total de R$ 2,7 mil em passagens e diárias pagos pelos cofres públicos, a viagem de Marcelo Estrela Fiche foi autorizada para ele "participar de reunião com o pessoal da corregedoria no gabinete do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro e reuniões internas", de acordo com o Portal da Transparência do governo federal. 
"Foi encaminhada uma denúncia anônima nos termos mencionados pela jornalista e que, como é procedimento padrão, já foi encaminhada para apuração", informou a Fazenda, em resposta ao questionamento da Folha sobre a denúncia de que o servidor não havia participado de nenhuma reunião, apesar de ter recebido diárias e passagens para trabalhar no Rio.
Ainda de acordo com a Fazenda, "os registros do sistema de concessão de diárias e passagens (SCDP) informam que o chefe de gabinete, Marcelo Fiche, esteve no Rio de Janeiro nos dias 12 e 13 de setembro para participar de reuniões de trabalho".
Fiche, que está em férias, é alvo de outra investigação conduzida pelo Ministério da Fazenda e também pela Polícia Federal para apurar a denúncia de que ele e um outro servidor do ministério receberam propina paga por uma empresa que mantém contrato com a pasta. Fiche nega as acusações.
OUTRO LADO
Sobre a viagem, Fiche afirmou que esteve no Rio a trabalho no gabinete --que também está sob a sua responsabilidade-- e detalhou sua própria agenda nos dias 12 e 13 de setembro.
"Na quinta-feira, me encontrei com servidores do ministério, no gabinete da Fazenda no Rio, para avaliar onde seria alocada a equipe da Corregedoria".
E continua: "Na sexta-feira estive, às 10h da manhã, com o sr. Bruno Sobral, diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar, e, mais tarde, já no gabinete do ministério no Rio de Janeiro, tive reuniões com o senhor superintendente de Administração do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro (SAMF/RJ) e visitamos algumas instalações do gabinete e do prédio do Ministério da Fazenda para discutirmos as adaptações necessárias para alocação do pessoal da Corregedoria", informou, por meio de nota.
Segundo Fiche, toda a prestação de contas está oficializada em um relatório de viagem. Ele informou ainda que optou por viajar numa quinta-feira porque o ministro havia viajado para São Paulo, "possibilitando assim o meu deslocamento".
Fiche pediu a remarcação do retorno que estava previsto para o início da tarde de sexta-feira e, segundo ele, arcou com os custos adicionais.
Segundo o Ministério da Fazenda, qualquer denúncia contra servidores, anônimas ou não, é averiguada.
A Controladoria-Geral da República informou que abriu um processo para acompanhar a distância e indicou um servidor para compor a comissão de sindicância da Fazenda que apura a outra denúncia, a de pagamento de propina

Nenhum comentário:

Postar um comentário