sábado, 14 de dezembro de 2013

CORPO DE NELSON MANDELA É LEVADO PARA SEPULTAMENTO

Corpo de Nelson Mandela segue para o aeroporto rumo Qunu, onde será enterrado
Corpo de Nelson Mandela segue para o aeroporto rumo Qunu, onde será enterrado (Reuters)
(Atualizado às 10h)
O corpo de Nelson Mandela começou a ser levado neste sábado ao vilarejo Qunu, a 700 quilômetros ao sul de Johannesburgo onde será enterrado neste domingo. O avião com o corpo chegou neste sábado, pouco depois das 13h30 locais (9h30 de Brasília), ao aeroporto de Mthatha, cidade situada a 30 quilômetros de Qunu. O herói anti-apartheid foi homenageado na base aérea de Waterkloof, na capital Pretória, pelo Congresso Nacional Africano (CNA). Com músicas revolucionárias, alguns punhos levantados e tributos ao "camarada Mandela", o antigo movimento de libertação ao qual Mandela dedicou sua vida disse adeus ao ex-presidente sul-africano.
"Vá bem 'Tata', você fez sua parte", disse o presidente sul-africano e líder do CNA, Jacob Zuma, em um elogio no qual usou a palavra em Xhosa para "pai". Ele recordou a vida de Mandela como um combatente pela liberdade na luta contra a minoria branca, pela qual passou 27 anos na prisão. "Sempre vamos lembrar de você", disse Zuma, antes de gritar o slogan da luta do CNA: "Amandla" (Poder).
A despedida do CNA liderada por Zuma, que contou com a presença da viúva de Mandela, Graça Machel, ocorreu depois de nove dias intensos de luto e atividades fúnebres, realizadas em Joanesburgo e Pretória. Em três dias de velório em Pretória, de quarta a sexta-feira, mais de 100 mil pessoas ficaram por horas nas filas para dar adeus ao primeiro presidente negro da África do Sul.
Um dos netos de Mandela, Mandla, agradeceu aqueles que apareceram para prestar suas homenagens ao prêmio Nobel da Paz. "Eu testemunhei seu exército, tenho testemunhado o seu povo, tenho testemunhado sul-africanos comuns que andaram esta longa caminhada para a liberdade com ele e posso garantir ao Congresso Nacional Africano hoje que o futuro deste país parece brilhante".
Escoltado por caças, o corpo de Mandela estava sendo levado pela força aérea da África do Sul para a sua região de origem Cabo Oriental, onde seria levado para a casa da família em Qunu. No local, um funeral de Estado ocorre no domingo, combinando honras militares e ritos tradicionais de Xhosa abaThembu, clã de Mandela. A cerimônia terá a participação de membros da família, líderes nacionais e convidados estrangeiros, incluindo o príncipe britânico Charles e o ativista norte-americano dos direitos civis, reverendo Jessie Jackson

Nenhum comentário:

Postar um comentário