segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

FALTAM GUIAS TURISTICOS PARA A COPA DO MUNDO


A guia Irma Ferreira (D), ao lado da visitante Maria José, reclama da falta de fiscalização, que facilita a concorrência desleal (Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press)
A guia Irma Ferreira (D), ao lado da visitante Maria José, reclama da falta de fiscalização, que facilita a concorrência desleal
Na cidade idealizada por Lucio Costa e projetada por Oscar Niemeyer, o que não faltam são turistas curiosos para conhecer os monumentos com arquitetura moderna. Nos pontos turísticos, diariamente, é possível encontrar visitantes registrando um pouco da capital federal. Com a aproximação da Copa do Mundo, a expectativa é que 600 mil turistas passem pela cidade, segundo levantamento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Para receber e divulgar Brasília, 198 guias estão cadastrados regularmente no Ministério do Turismo. O número ainda é considerado baixo pelo sindicato da categoria, que reclama da atuação de profissionais irregulares.

A maioria dos turistas atendidos pelos guias de Brasília vem de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Paraná. Entre os estrangeiros que mais escolhem a capital federal como destino estão os portugueses, os alemães, os americanos e os dinamarqueses. “Quando se estuda arquitetura moderna, Brasília é um grande exemplo. Um ícone. Recebemos também muitos estudantes de direito, porque aqui estão todos os tribunais e as embaixadas”, conta a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do DF (Sindgtur), Maria José Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário