sexta-feira, 21 de março de 2014

GOVERNO DO RIO PEDE AJUDA PARA CONTER ATAQUES CONTRA UPPS

Governador Sérgio Cabral se reúne com cúpula de segurança no Rio de Janeiro
Governador Sérgio Cabral se reúne com cúpula de segurança no Rio de Janeiro (Shana Reis)
Após ataques de traficantes a pelo menos três Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral reuniu a cúpula de segurança do Estado na noite desta quinta-feira e decidiu recorrer ao governo federal para tentar evitar novas ações criminosas contra as bases policiais. De acordo com a assessoria de comunicação do governador, ele solicitará à presidente Dilma Rousseff o apoio de forças federais para conter os ataques.
Segundo informações do jornal O Globo, Cabral adiantou que pode pedir o apoio da Força Nacional e de militares, mas não deu mais detalhes. "Estou indo nesta sexta-feira, às 11 horas, a Brasília me encontrar com a presidente Dilma Rousseff e os ministros das pastas afins para pedir ajuda. O Rio vai responder como sempre fez: unindo forças. A população pode ter certeza de que vamos responder", afirmou o governador em nota à imprensa. 
Cabral anunciou a decisão na madrugada desta sexta-feira, logo após a runião com gabinete de crise, formado pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Luís Castro Menezes, além de outras autoridades da segurança pública.

Segundo o governo do Rio, o gabinete de crise se reuniu "para fazer uma análise da situação da criminalidade". Os ataques desta quinta-feira atingiram UPPs localizadas em grandes complexos de favelas da capital, todos na Zona Norte: Manguinhos, Lins (Camarista Méier) e Alemão.
O caso mais grave ocorreu em Manguinhos, onde os contêineres da unidade ficaram totalmente destruídos após um incêndio provocado pelos criminosos. Quatro policiais militares ficaram feridos – três a tiros e um a pedradas. Um dos baleados é o comandante da unidade, capitão Gabriel Toledo. Atingido na coxa direita, ele foi levado ao Hospital Geral de Bonsucesso e, depois, transferido para o Hospital da Polícia Militar. 
"O nosso plano de resposta é todo o Bope, a Core, o Choque, os batalhões da área e a Polícia Civil. Estamos todos de prontidão, com folgas diminuídas, ocupando espaços na cidade para evitar que haja qualquer tipo de ameaça ao cidadão carioca. Nós estamos com força total nas ruas do Rio de Janeiro", declarou o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.
Manguinhos – Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, o ataque em Manguinhos começou quando agentes foram até um prédio abandonado que havia sido invadido com a intenção de cumprir uma ordem de desocupação. Ao chegarem, foram atacados pelos ocupantes, que lançaram pedras contra os policiais, ferindo um deles na cabeça. A confusão se ampliou e traficantes teriam aproveitado para atacar os policiais e a sede da UPP.
Na unidade, houve troca de tiros. O capitão e mais dois PMs acabaram baleados nesse confronto. O Batalhão de Choque foi acionado para reforçar a segurança no local e o carro blindado do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) também subiu o morro. Por conta do tumulto e da troca de tiros, a circulação de trens da Supervia pela favela chegou a ser interrompida. Parte do complexo, composto por 13 favelas, ficou sem energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário