quinta-feira, 29 de maio de 2014

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA VAI DEIXAR O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou, nesta manhã de quinta-feira (29/5), que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, deixará o cargo para se aposentar. Calheiros informou que Barbosa deve falar no assunto apenas “no momento oportuno”. Por volta das 12h, ele deixou o Senado e esta na Câmara, em reunião com o presidente da Casa, Henrique Alves e não quis comentar a decisão.

Ele poderia permanecer na função de ministro até 2024: motivo da saída ainda não foi informada por ele, que disse que irá se pronunciar 'no momento oportuno' (Fellipe Sampaio/SCO/STF)
Ele poderia permanecer na função de ministro até 2024: motivo da saída ainda não foi informada por ele, que disse que irá se pronunciar "no momento oportuno"

Barbosa se reuniu mais cedo com Renan no Senado para fazer o comunicado e se despedir. “Ele disse que vai deixar o Supremo e nos comunicou que essa visita era a oportunidade para se despedir. Sentimos muito porque ele é uma das maiores personalidades do Brasil. Estamos muito tristes", lamentou Calheiros. Procurada, a assessoria de imprensa de Joaquim Barbosa não retornou as ligações do Correio para confirmar a informação. 

Mesmo renunciando ao cargo de ministro, Barbosa não poderá ser candidato nas eleições de outubro, uma vez que o prazo final para que magistrados deixassem a função se filiassem a um partindo político se encerrou em abril.

Postura incisiva

Barbosa tem 59 anos e poderia permanecer na função de ministro até 2024, quando completará 70 anos – idade em que a aposentadoria é obrigatória. Ele ingressou na Suprema Corte em 2003, indicado pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva. Foi o primeiro negro a ocupar uma cadeira do STF. Antes de se tornar ministro, ele integrava o Ministério Publico. Relator da Ação Penal 470, o mensalão, Barbosa ganhou destaque por sua postura incisiva, pela condenação da maior parte dos réus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário