sábado, 12 de julho de 2014

DILMA DIZ: FUI VAIADA PELA ELITE BRANCA

Presidente aproveitou para elogiar a organização da Copa do Mundo (Evaristo Sa/AFP)
Presidente aproveitou para elogiar a organização da Copa do Mundo



A presidente Dilma Rousseff afirmou, em entrevista exibida na noite desta sexta-feira (11/9) pela Globonews, que os torcedores que estavam no Estádio Itaquerão, em São Paulo, na partida de abertura da Copa do Mundo, eram predominantemente da “elite branca”. Durante o jogo entre Brasil e Croácia, Dilma foi xingada. Na entrevista à jornalista Renata Lo Prete, Dilma defendeu a política econômica de seu governo e sugeriu uma reformulação na base do futebol brasileiro após o término da Copa do Mundo.

“O ministro Gilberto (Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência) disse que essa questão da chamada elite branca, que não fomos nós que inventamos o nome, tinha vazado para alguns segmentos. É opinião dele. Não há porque falar que não, é um absurdo, mas quem compareceu aos estádios, não podemos deixar de considerar, foi predominantemente quem tinha poder aquisitivo para pagar o preço dos ingressos da Fifa, e aí predominantemente uma elite branca. Em alguns casos devia ter 90%, em outros 80%, 75%, mas era dominantemente elite branca”, disse Dilma.

A presidente aproveitou para elogiar a organização da Copa do Mundo. Segundo ela, ouviu-se muito dizer que “o Brasil era incapaz de fazer uma Copa”, mas, na avaliação da petista, o país conseguiu fazer estádios, infraestrutura e uma polícia federativa eficiente. “O exemplo maior do pessimismo era dizer que a Copa seria um caos”, afirmou. Ela lembrou ainda que, desde janeiro, havia menções de que o país teria uma apagão de energia. “Eu sempre disse que não vamos ter (apagão) antes nem durante nem depois da Copa.”

Dilma comentou ainda que o grande aprendizado da derrota do Brasil por 7 a 1 para Alemanha na semifinal da Copa é a consciência de que não é mais possível que o futebol brasileiro exporte tão cedo os talentos. “Não acho correto que os nossos craques saiam cedo desse país, sejam formados em escolas estrangeiras”, frisou. Para ela, é preciso criar o chamado esporte de base.

Questionada sobre o risco de alguns estádios construídos no Brasil se tornarem “elefante branco”, ela foi enfática. “Só existe esse risco se nós não reformarmos o futebol brasileiro.”
Economia
Quanto à economia brasileira, a presidente se esquivou das críticas relativas ao aumento dos juros. De acordo com Dilma, o juro real do seu governo é mais baixo quando comparado com governos anteriores. Dilma ainda defendeu o PT depois de questionada se enfrenta dificuldade para combater a corrupção e escolher partidos aliados. Ela afirmou que o PT não pode ser tratado como o partido que criou a corrupção no Brasil.

A presidente aproveitou para criticar o pessimismo em relação ao país, fato que, na avaliação dela, dificulta a resolução de problemas e tende a se tornar uma "profecia autorrealizável".

Por fim, a presidente mencionou que é preciso avançar na ética. “Temos que avançar na ética, no controle do gasto, na responsabilização de pessoas. Não é possível uma situação que uma pessoa que tem ficha limpa ou ficha suja e um dia de diferença permite ou garante que a pessoa concorra”, destacou

Nenhum comentário:

Postar um comentário