quarta-feira, 13 de agosto de 2014

GOVERNISTAS VÃO BLINDAR GRAÇA FOSTER NA CPI DA PETROBRÁS

Graça Foster corre o risco de ter os bens bloqueados pelo TCU (Janine Moraes/CB/D.A Press - 23/10/13)
Graça Foster corre o risco de ter os bens bloqueados pelo TCU


O governo trabalha em duas frentes para blindar os ataques da oposição à presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster. A primeira batalha é travada no Tribunal de Contas da União (TCU), já que o plenário da Corte adiou a decisão sobre o bloqueio dos bens da executiva por conta do prejuízo na compra da refinaria de Pasadena. O segundo front está localizado na CPMI, que deve esquentar esta semana após as declarações da ex-contadora de Alberto Youssef, Meire Pozza, afirmando que “malas e malas de dinheiro” derivadas de corrupção alimentaram o caixa dois de PT, PMDB e PP.

Ao mesmo tempo em que tenta enquadrar a presidente da Petrobras, a oposição luta para convocar a contadora Meire Pozza para a CPMI. Dois requerimentos nesse sentido foram protocolados ontem, um pelo DEM e outro pelo PPS. “O depoimento de Meire será fundamental para estabelecer o elo entre Youssef e a Petrobras e identificar como o governo do PT se beneficiou do esquema de lavagem de dinheiro”, afirmou o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Depois do empenho, na semana passada, do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, em defender Foster no plenário do TCU, o governo acha que a situação no tribunal está um pouco mais fácil. “Foi o próprio relator do processo de indisponibilidade dos bens de Foster (ministro José Jorge) que pediu o adiamento da votação. Os demais ministros perceberam que ele não estava seguro no pedido”, disse um interlocutor do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário