sexta-feira, 26 de setembro de 2014

LOBÃO FILHO É INVESTIGADO PELA P.F. NO MARANHÃO

O senador Edison Lobão Filho, do PMDB do Maranhão: réu em processo
O senador Edison Lobão Filho, do PMDB do Maranhão: réu em processo (José Cruz/Agência Senado/VEJA)
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, encaminhou ofício à Polícia Federal determinando "apuração rigorosa" da operação de busca no avião do candidato do PMDB ao governo do Maranhão, Edison Lobão Filho, que é filho do ministro de Minas e Energia Edison Lobão. O tipo de apuração a ser feita será decidida pela própria Polícia Federal.

A abordagem da PF foi realizada no aeroporto da cidade de Imperatriz, no interior maranhense, quando o senador Lobão Filho se preparava para cumprir agenda de campanha. Agentes federais – que estariam seguindo uma denúncia anônima – revistaram a aeronave e a bagagem dos integrantes da comitiva do peemedebista, em busca de recursos ilegais de campanha, mas nada de irregular foi encontrado.

PMDB reclama – O episódio revoltou a cúpula do PMDB, que criticou publicamente a operação da PF e insinuou que a abordagem teve propósitos eleitorais. “No Estado democrático de direito, é inadmissível que forças policiais sejam instrumentalizadas para atingir candidaturas legitimamente constituídas”, afirmou o presidente nacional do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer. O político ainda disse que os integrantes da PF abordaram a comitiva "com armas em punho. Outro cacique do partido, o presidente do Senado Renan Calheiros declarou que a ação contra Lobão Filho foi "intimidatória e anômala".

Para tentar apaziguar a insatisfação de seu principal aliado no Planalto, o governo agiu rapidamente. Cardozo se reuniu no final da tarde com Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, para tratar do assunto. O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, também estava no encontro. Durante o dia, coube a Mercadante tentar contornar a situação junto ao PMDB. Foi ele quem conversou com Temer para assegurar que o episódio seria averiguado.

Segundo a última pesquisa Ibope sobre a disputa no Maranhão, divulgada em 20 de setembro, Flávio Dino, do PC do B, lidera com 48% das intenções de voto. Lobão Filho aparece em segundo, com 27%

Nenhum comentário:

Postar um comentário