segunda-feira, 13 de outubro de 2014

CAMPINA GRANDE É ILHA TUCANA NO NORDESTE

Ao lado de Cássio Cunha Lima, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, participa das comemorações do São João na cidade de Campina Grande (PB)
Ao lado de Cássio Cunha Lima, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, participa das comemorações do São João na cidade de Campina Grande (PB) - Divulgação
No mapa eleitoral brasileiro uma “ilha azul” desponta imersa no “mar vermelho” em que o Nordeste se transforma. Em meio à esmagadora vitória da presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) nas cidades nordestinas, Campina Grande, no agreste paraibano, resiste como uma trincheira tucana.
O segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, com 263.489 eleitores, foi a única grande cidade nordestina em que Aécio Neves saiu vitorioso das urnas: teve 39,4% dos votos válidos, contra 32,1% da petista. Além de ter vencido em Campina Grande, Aécio teve seu melhor desempenho entre os Estados nordestinos na Paraíba: 23,38% dos votos válidos. O tucano também venceu em Buerarema (BA), embora o município rural do sul baiano, envolto em um conflito de terras indígenas entre fazendeiros e descendentes de índios tupinambás, tenha pouca expressão no cenário nacional. Na pequena cidade de apenas 10.723 eleitores, Aécio teve 66,6%, e Dilma, 25,7%. 
“Esse é o resultado da presença do Aécio, que visitou Campina Grande nos festejos juninos e fez encontros com empresários e teve contato com a população. Nossa região valoriza demais a presença e possui uma massa crítica muito poderosa e consistente vinda das universidades”, disse o senador Cássio Cunha Linha (PSDB), principal cabo eleitoral de Aécio na Paraíba e mais popular político de Campina Grande na atualidade.
Com 402.902 habitantes, Campina Grande fica encravada numa região de planalto a cerca de 2 horas de viagem de João Pessoa, capital do Estado. Com clima ameno, a cidade é um polo universitário, tecnológico e industrial. Lá funcionam a Universidade Federal de Campina Grande, a Universidade Estadual da Paraíba e instituições particulares de Ensino Superior, com cursos de ponta em engenharia e computação, além de medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário