sexta-feira, 17 de outubro de 2014

MILITANTES DO P.T. DÃO ABRAÇO SIMBÓLICO NA CAIXA


 (Deco Bancillon/CB/D.A Press)


Com gritos de “PSDB nunca mais” e “Dilma de novo”, militantes do PT e integrantes de movimentos sociais promoveram nesta quinta-feira (16/10) um abraço simbólico ao edifício-sede da Caixa Econômica Federal, localizado no Setor Bancário Sul.

O ato de campanha reuniu cerca de 200 pessoas. Entre elas, alguns servidores de carreira e funcionários comissionados do banco estatal, que utilizavam adesivos e faixas com os dizeres “Mexeu com a Caixa, mexeu comigo”.

A ofensiva é uma resposta à suposta intenção da oposição de reduzir o papel dos bancos públicos, caso o senador Aécio Neves (PSDB) seja eleito presidente, no segundo turno, contra a presidente Dilma Rousseff. Em entrevistas, o ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, já nomeado ministro da Fazenda num eventual governo Aécio, tem sinalizado ser favorável a uma reestruturação do sistema financeiro, com menor expansão dos bancos públicos e maior participação dos privados.

As declarações de Fraga são um consenso entre economistas do setor privado e até mesmo de organismos internacionais, como agências de classificação de risco e o Fundo Monetário Internacional (FMI). As críticas são que, nos últimos anos, sob a justificativa de incentivar o crescimento, o governo turbinou gastos e ampliou repasses aos bancos públicos, para tentar alavancar os investimentos produtivos no país.

Mesmo assim, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) recuou de cerca de 18%, no início do governo Dilma, para 16,5%, atualmente. Neste ano, mesmo com toda ajuda dos bancos público, os investimentos vão desabar 6,5%, segundo cálculos do próprio Banco Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário