segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PRIORIDADE DO GOVERNO SERÁ AJUSTE NA ECONOMIA


Responsável por tocar o governo durante as eleições, Mercadante deve permanecer na Casa Civil (Janine Moraes/CB/D.A Press)
Responsável por tocar o governo durante as eleições, Mercadante deve permanecer na Casa Civil
O segundo mandato da presidente Dilma Rousseff só começará para valer a partir de 1º de janeiro de 2015, mas ela já definiu que o próximo período será ancorado em três eixos de sustentação: a equipe econômica, que tentará colocar uma ordem nas contas públicas; o atual chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante; e o governador da Bahia, Jaques Wagner.

São eles que darão o norte da administração pública federal para os próximos quatro anos. Dilma viajará para a reunião do G-20 na Austrália, na próxima semana, com a missão de definir quem será o condutor da economia. Durante conversas com jornalistas, admitiu ter recebido um telefonema de felicitações do presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco. Mas disse que isso não significa que ele será o próximo ministro da Fazenda.

A ideia da presidente é voltar da Oceania com a equipe econômica — o que inclui, provavelmente, os novos presidentes dos bancos públicos, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES — definida. Interlocutores palacianos descartam as informações de que a presidente estaria também estudando medidas para conter a inflação e diminuir os juros neste momento. “O anúncio da nova equipe já vai sinalizar nossa proposta ao mercado. Serão eles que vão definir e implantar os rumos futuros”, disse um ministro com bom trânsito no Palácio do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário