terça-feira, 9 de dezembro de 2014

NOVA EQUIPE ECONÔMICA TOMA POSSE EM JANEIRO

Indicados, Joaquim Levy e Nelson Barbosa devem continuar trabalhando no Planalto até 31 de dezembro (Carlos Moura/CB/D.A Press)
Indicados, Joaquim Levy e Nelson Barbosa devem continuar trabalhando no Planalto até 31 de dezembro

A nova equipe econômica deverá tomar posse apenas em 1º de janeiro, apesar das expectativas de que assumiria suas funções esta semana, tão logo a mudança na atual Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para liberar o governo de cumprir a meta de superavit primário este ano, fosse concluída pelo Congresso. O Palácio do Planalto, contudo, sinalizou que não tem pressa em trocar os ministros da Fazenda e do Planejamento. Em decreto publicado ontem no Diário Oficial da União (DOU), o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, nomeou, em caráter temporário, os futuros titulares Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) para o gabinete pessoal da Presidente da República.

Os dois receberam cargos de comissão, conhecido como Direção e Assessoramento Superiores (DAS) nível cinco, e terão salário bruto de R$ 10.429,65. A nomeação foi possível porque, na última quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff remanejou os dois postos da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento para o Palácio do Planalto até 31 de dezembro, também via decreto.
 

Um assessor graúdo com trânsito no Planalto explicou que os dois precisaram ser nomeados para que tivessem acesso a dados sigilosos da atual situação das contas do governo. “A Receita Federal, por exemplo, é bastante rigorosa com o controle dos números e não os divulga para quem está fora dos quadros da administração pública. A posse no gabinete de Dilma também previne qualquer questionamento legal”, detalhou. Essa medida, acrescentou, dá aos dois o direito de ter também acesso a telefones custeados pelo Executivo, transporte em carros oficiais e auxílio-moradia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário