terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PARTIDOS DA BASE ALIADA BRIGAM POR MINISTÉRIOS


A presidente e o vice ainda não conseguiram afinar o discurso sobre o espaço do PMDB na Esplanada dos Ministérios (Bruno Peres/CB/D.A Press)
A presidente e o vice ainda não conseguiram afinar o discurso sobre o espaço do PMDB na Esplanada dos Ministérios

As três principais legendas citadas como beneficiárias do esquema de corrupção na Petrobras desvendado na Operação Lava-Jato têm também a situação indefinida na reforma ministerial. Se a presidente Dilma Rousseff, que celebrou nesse domingo (14/12) 67 anos em Porto Alegre, precisará decidir se demite ou não a atual diretoria da Petrobras, ainda terá como missão montar o quebra-cabeça do espaço do PMDB na Esplanada, responder ao PP se ele continuará ou não com o Ministério das Cidades e acalmar o PT. A legenda declarou fidelidade à presidente mas reclama pelos cantos a posse de pastas mais estratégicas e ainda monta, com o auxílio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quase um gabinete paralelo.

Dilma segue sem conseguir acertar o compasso com o principal aliado na coalizão governista. Existe a expectativa, ainda não confirmada, de que a presidente sente hoje com o vice-presidente Michel Temer para tentar organizar a bagunça, algo que ainda não ocorreu. Ela já conversou na semana passada com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para tentar definir aos menos as três indicações do Senado. Não conseguiu.

Indefinição
O PMDB terá um ministério a mais do que os cinco que ocupa atualmente. Mas Dilma jamais deixou claro, nem mesmo para Renan, qual seria a pasta agregada ao portfólio peemedebista. Especula-se que seja a Secretaria dos Portos, comandada hoje por César Borges. Mas ainda é apenas uma especulação. Com isso, o xadrez segue emperrado. Na prática, confirmados estão apenas a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), que toma posse hoje na Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Moreira Franco, que permanecerá na Secretaria de Aviação Civil. Todo o resto segue em aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário