segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

EM REUNIÃO DILMA FORTALECE MINISTRO DA FAZENDA

A presidente Dilma Rousseff: recado para ministros
A presidente Dilma Rousseff: recado para ministros (Pedro Ladeira/Folhapress)
A presidente Dilma Rousseff se reúne nesta terça-feira com seus 39 ministros no momento em que as resistências dentro do governo ao plano de ajuste fiscal do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ganham cada vez mais força. Dilma, que não dá declarações em público desde a posse, em 1º de janeiro, vai usar sua primeira reunião ministerial do novo mandato para deixar claro a todos os ministros que eles terão de cumprir as determinações de corte de gastos e de investimentos que estão sendo propostas pela nova equipe econômica do governo.
A estratégia presidencial é tentar minar desde já focos de resistência de titulares das pastas contra o contingenciamento de verba que ainda nem atingiu efetivamente o orçamento dos ministérios, mas já provoca chiadeira. Em outras palavras, a petista quer "empoderar" os titulares da Fazenda, e o do Planejamento, Nelson Barbosa, diante dos demais companheiros de Esplanada.
A presidente também mostrará que é "para valer" a ordem dada a cada um dos ministros para que enviem ao Planejamento uma lista detalhada com todos os projetos de suas respectivas pastas com as indicações sobre o gasto que é essencial, o que é adiável e ainda aquele que pode ser eliminado dos planos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário