terça-feira, 13 de janeiro de 2015

NOVOS DEPUTADOS HERDAM GABINETES DE PARENTES

Fotos: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press - 7/1/14
Para evitar contar com a sorte na escolha dos gabinetes vagos na Câmara, deputados federais reeleitos aproveitam a saída de colegas derrotados para mudar para salas mais amplas e com acesso a banheiro privativo antes da próxima legislatura começar. Até 8 de dezembro, ocorreram 13 permutas de escritórios nos anexos da Casa. As mudanças, permitidas pelo Regimento, são algumas das regalias criadas ao longo dos anos para favorecer congressistas antigos, parentes de políticos e mulheres.
Filha do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), Clarissa Garotinho (PR-RJ) herdou do pai o gabinete de 40m² no anexo 4 da Câmara, com direito a banheiro privativo. Garotinho tentou se eleger governador do Rio de Janeiro, mas não conseguiu. O mandato dele termina no próximo dia 31. A possibilidade de ficar com o escritório de pai ou mãe está disponível a todos que conquistaram uma cadeira para a próxima legislatura. Levantamento do Correio identificou pelo menos cinco herdeiros desses gabinetes.
Além de Clarissa, Lucas Vergílio (SDD-GO), filho de Armando Vergílio, que concorreu ao cargo de vice-governador na chapa de Iris Rezende, mas acabou derrotado, está na lista de herdeiros. Aparecem também Misael Varella(DEM-MG), filho de Lael Varella; Betinho Segundo (PP-RN), filho de Betinho Rosado; e Newton Cardoso Júnior (PMDB-MG), filho de Newton Cardoso; que desistiu de disputar a um novo mandato na Câmara, por onde passou por três legislaturas na Casa.
A relação de parentesco com ex-deputados já não surte o mesmo efeito dos herdeiros. Filho do ex-ministro de Cidades Mário Negromonte (PP-BA), o novato Mário Negromonte Júnior (PP-BA) não teve direito a nenhuma regalia. Precisou participar do sorteio dos 137 escritórios parlamentares que restaram para distribuição dos novatos, que ocorreu em 22 de dezembro e foi transmitido ao vivo pela TV Câmara. Ele foi contemplado com uma sala de 36m², no quinto andar do anexo 3 da Câmara, que fica mais distante que não banheiro privativo. Terá de usar o banheiro coletivo disponível no terceiro piso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário