quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

PETROBRÁS CHEFIAVA CARTEL DO PETROLÃO

DIRETO DA PRISÃO - O empresário Ricardo Pessoa chega à Polícia Federal: ele escreveu a carta um dia depois do Natal
DIRETO DA PRISÃO - O empresário Ricardo Pessoa chega à Polícia Federal: ele escreveu a carta um dia depois do Natal (Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo/VEJA)
A construtora UTC, cujo dono, Ricardo Pessoa, é apontado como líder do clube do bilhão – grupo formado pelas maiores empreiteiras do país que, segundo o doleiro Alberto Youssef, combinava o resultado de licitações da Petrobras, superfaturava os preços e pagava a propina destinada a subornar políticos e funcionários da estatal – afirma que, se houve cartel, ele foi chefiado pela própria Petrobras. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. A alegação consta na defesa da empreiteira no processo em que foi proibida de firmar novos contratos com a petroleira.
No documento, a defesa da UTC alega ainda que a Petrobras tenta se passar por vítima e que não houve conluio das contrutoras contra a estatal. Salienta também que cabia à petroleira controlar todo o processo de contratação de fornecedores – organizar as licitações, convidar os concorrentes e estabelecer o preço final. "Se cartel houve seu principal agente seria a Petrobras, sendo o suposto 'clube' no máximo um instrumento das ações dela mesma", afirma a UTC, segundo o jornal. "Se o conjunto de fornecedores merece a alcunha de 'clube', deve-se lembrar que seu fundador e mantenedor somente poderia ser o próprio monopsônio [único comprador do mercado, ou seja, a Petrobras]", alega a defesa da construtora em outro trecho do documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário