segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

GOVERNO MONTA TROPA DE CHOQUE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Governo busca aumentar base de apoio na Câmara dos Deputados
Governo busca aumentar base de apoio na Câmara dos Deputados (Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados/VEJA)
Diante de uma base governista desarticulada e a cada dia mais rebelde, o Palácio do Planalto decidiu montar uma tropa – ao estilo petista batizada de “fórum de sustentação da governabilidade” – para liderar uma ofensiva pela aprovação de seus projetos prioritários, que incluem medidas impopulares para promover ajustes fiscais no país.
A iniciativa também é uma tentativa de enfraquecer o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que tem acelerado a tramitação de projetos e conduzindo a Casa de forma "independente" das vontades do governo. A medida foi tomada um dia após a aprovação do Orçamento Impositivo à revelia do Planalto. Agora, as preocupações são a articulação pela derrubada do veto que impediu a correção da tabela do imposto de renda em 6,5%, como propôs a oposição, e a formação de CPIs para a investigação de empresas públicas, como a Petrobras.
À frente da tropa estará o novo líder do governo, José Guimarães (PT-CE), irmão do mensaleiro José Genoino. Segundo ele, o grupo de deputados foi formado para “repartir os ônus e os bônus de ser governo” e para "segurar a onda". “Há um desafio de recomposição da base e vamos dialogar com o governo. Foi uma boa largada que demos antes do Carnaval”, disse.
Foram nomeados para a vice-liderança do governo os deputados Marcelo Castro (PMDB-PI), Ricardo Barros (PP-PR), Zé Rocha (PR-BA), Luiz Carlos Busato (PTB-RS) e Antônio Bulhões (PRB-SP), Carlos Zarattini (PT-SP), Paulo Magalhães (PSD-BA), Hugo Leal (Pros-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP) e Silvio Costa (PSC-PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário