segunda-feira, 16 de março de 2015

MINISTRO DO GOVERNO PEDEM DIÁLOGO COM A POPULAÇÃO

(Antonio Cruz/Agência Brasil)

No dia seguinte aos protestos que levaram mais de um milhão de pessoas às ruas, a presidente Dilma Rousseff reuniu na manhã desta segunda-feira (16/03) os ministros da articulação política para traçar respostas. Após o encontro, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reafirmou que o governo apresentará até o fim da semana um pacote anticorrupção e defendeu a necessidade de se debater a reforma política. O ministro disse ainda que o governo no momento, age com “humildade” ao ouvir as vozes da rua e reconhecer desafios pela frente. Ele e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB), falaram com a imprensa após a reunião.

“A avaliação é, em primeiro lugar, mais uma vez, reconhecer o caráter democrático das manifestações, realizadas pacificamente, com respeito a legislação em vigor, e dentro dos marcos do estado democrático que assegura a liberdade de manifestação a todos os brasileiros”, disse Cardozo. O ministro disse que as manifestações mostraram, principalmente, revolta com os escândalos de corrupção, por isso é preciso dar resposta nesse sentido.

Outro ponto reforçado pelo ministro foi a necessidade de discussão da reforma política. Segundo ele, esse foi um dos pontos requeridos pelos manifestantes. “Os brasileiros precisam ser representados e ter um sistema político que não seja porta de entrada a corrupção. Precisa ser discutida, aprofundada, para que essas situaçaões não se repitam”, disse Cardozo.

Mais cedo, o presidente da Câmara afirmou que as manifestações não pediram a “reforma política”, mas “reforma de governo”. “As pessoas ouvem as vozes das ruas e interpretam segundo as suas convicções. A avaliação da coordenação hoje, refletindo sobre o que ouviu dessas manifestações, tem a avaliação de que há um questionamento das manifestações de sexta e ontem e me parece que há um desconforto com o nosso sistema político”, respondeu Cardozo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário