quinta-feira, 19 de março de 2015

P.M.D.B. NÃO TÊM INTERESSE EM SUBSTITUIR MINISTRO DA EDUCAÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha fala na CPI da Petrobras
Presidente "agiu bem" ao demitir Cid Gomes, disse Cunha(Agência Brasil/VEJA)
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, afirmou nesta quarta-feira que seu partido, o PMDB, "não tem nenhum interesse" em indicar o substituto de Cid Gomes (Pros) no ministério da Educação. Cid foidemitido depois de discutir com deputados no plenário da Câmara. O agora ex-ministro havia sido convocado para explicar sua declaração de que haveria entre os deputados "300 ou 400 achacadores". Cid repetiu a afirmação e provocou a ira dos parlamentares.
"Não é da nossa alçada, não é da nossa conta. A presidente escolhe quem entender que é melhor para ocupar o cargo", afirmou o presidente da Câmara. Questionado sobre quem seria o próximo ministro da pasta, Cunha brincou: "O próximo a cair ou a ser nomeado?". Na reunião desta quarta, Cid acusou Cunha de estar entre os achacadores, bateu boca com o deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ) - que o chamou de "palhaço" - e deixou o prédio do Legislativo. Instantes depois o Palácio do Planalto comunicou a saída do ex-governador do Ceará.
De acordo com Cunha, Cid se mostrou "desqualificado" para o cargo e o governo "agiu bem" ao demiti-lo. "No momento em que um representante do Executivo vem para cá para agredir o Poder Legislativo, não poderia ter outro destino", disse o peemedebista. Outro desfecho levaria a uma consequência "desastrosa", completou Cunha. "Seria a perda da harmonia entre os Poderes."
A cadeira do chefe da pasta responsável pela "Pátria Educadora", bordão que a presidente Dilma Rousseff tentou emplacar, é a primeira a ficar vaga em menos de cem dias de mandato. Oficialmente, Cid Gomes disse ter entregado o cargo imediatamente após abandonar uma sessão da Câmara. Porém, sua saída foi uma reação imediata à ameaça do feita pela bancada do PMDB de não votar mais projetos enviados pelo governo caso Gomes permanecesse no cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário