quinta-feira, 30 de abril de 2015

AGENTES PÚBLICOS DESVIAM MAIS DE 100 MILHÕES DE REAIS

Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30/4), a Operação Trick que investiga o suposto envolvimento de agentes públicos em um esquema de lavagem de dinheiro. Policiais da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, à Ordem Tributária e a Fraudes (Corf) cumprem desde às 6h mais de 30 mandados de conduções coercitivas e 36 de busca e apreensão inclusive nas residências dos envolvidos. A ação ocorre em Águas Claras, Sobradinho, Taguatinga e Asa Norte.

O esquema envolve 54 empresas fantasmas que faziam empréstimos fraudulentos em bancos. As instituições financeiras eram vítimas da ação. A suspeita é de que cada empréstimo variava entre R$ 800 mil a R$ 100 milhões.

O esquema tinha a participação de pessoas e mercados. “Eles faziam compras falsas nesses mercados em diversos valores e dinheiro saía limpo com a operação”, explicou o delegado-chefe da Corf, Jefferson Lisboa. 

Entre os conduzidos ao Departamento de Polícia Especializada (DPE) para prestar depoimento está o ex-diretor geral do Transporte Urbano do DF (DFTrans), Marco Antônio Campanella. A casa da deputada distrital Telma Rufino (PPL) é um dos alvos da ação busca e apreensão. Por ser parlamentar, Telma tem prerrogativa de agendar o depoimento na delegacia e, por isso, não foi conduzida coercitivamente pelos policiais.

"Estamos verificando o que se trata essas denúncias. Disseram ter relação com o DFTrans, mas a deputada não tem nenhuma relação com o órgão. Vamos trabalhar de forma colaborativa para auxiliar a polícia", explicou o advogado da distrital, Ivai Abimael Martins. A defesa ainda informou que vai procurar diretamente o desembargador que emitiu as ordens

Nenhum comentário:

Postar um comentário