segunda-feira, 6 de abril de 2015

POLÍCIA DO RIO VOLTA A OCUPAR O MORRO DO ALEMÃO

O governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), concede entrevista coletiva
O governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou neste domingo que o Complexo do Alemão, na Zona Norte, voltará a ser ocupado pela Polícia Militar. O anúncio foi feito durante a visita do governador ao morro, depois que pelo menos seis pessoas foram baleadas no local apenas na última semana. Uma delas era o menino Eduardo de Jesus, de 10 anos, que foi atingido por uma bala perdida durante confrontos entre policiais e traficantes na noite de quinta-feira.
Segundo Pezão, a medida tem o objetivo de fortalecer a política de pacificação no Alemão e em outras comunidades. "A gente já vem discutindo o fortalecimento de algumas UPPs. O Alemão é uma delas. Vamos entrar mais forte, fazer uma reocupação. Vamos fortalecer, colocando mais policiais. Nesses três meses de governo, já formamos mais de 1.100 PMs e vamos intensificar a ocupação no Alemão", disse.
Pezão voltou a dizer que o Estado "não vai retroceder" no combate à violência "nas áreas mais conflagradas", mas defendeu que a política de segurança seja um instrumento para levar às comunidades outros serviços públicos básicos, como abastecimento de água e esgoto. "A gente tem que se adaptar. É um processo de seis, sete anos, que a gente tem que ir reavaliando, vendo o que deu certo, o que deu errado. A gente sabe que não é só segurança. Estamos fazendo um grande esforço e não vamos retroceder. Pelo contrário, segurança continua sendo o nosso mantra, nossa política mãe".
O Conjunto de Favelas do Alemão foi ocupado em 2010 pelas forças de segurança do Estado. Contudo, a política de pacificação não venceu a resistência do tráfico de drogas e confrontos entre policiais da UPP e criminosos se tornaram frequentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário