terça-feira, 23 de junho de 2015

BRASILEIROS SÃO CONTRA A REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE

Urna eletrônica (Foto: Fábio Pozzebom/ABr)
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha mostrou que a maioria dos brasileiros é contrária ao direito de presidentes se reelegerem no país. Divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira (23), o estudo entrevistou 2.840 pessoas em 174 municípios, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Dez anos depois do primeiro, o terceiro levantamento realizado pelo órgão sobre o tema mostra números muito diferentes dos anteriores. Enquanto 67% são atualmente contra a reeleição de presidentes, 30% são favoráveis e 3% não sabem. Segundo aFolha, a opinião sobre a reeleição de governadores e prefeitos é quase idêntica.
Na primeira pesquisa, realizada em 2005, um ano antes de Lulatentar a reeleição, 65% dos brasileiros eram a favor da norma que permite a disputa por um novo mandato à Presidência, enquanto apenas 33% eram contra e 3% não sabiam. Em 2007, já com Lula reeleito, um segundo estudo mostrava que o percentual de favoráveis caiu, mas continuava majoritário: 58% defendiam a reeleição, 39% condenavam e 3% não sabiam

Nenhum comentário:

Postar um comentário