quinta-feira, 11 de junho de 2015

POLICIA FEDERAL DESARTICULA QUADRILHA QUE DESVIO BILHÕES

Operação Plateias da Polícia Federal combate quadrilha que desviou R$ 57 milhões em Rondônia - 20/11/2014
Operação Porto Victoria da Polícia Federal prendeu onze pessoas integrantes de uma quadrilha transnacional especializada em evasão de divisas e lavagem de dinheiro(Polícia Federal/Divulgação)
A Polícia Federal desarticulou nesta quinta-feira uma quadrilha especializada em lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O esquema operava no Brasil e no exterior - suspeita-se que o grupo tenha lavado 3 bilhões de reais em três anos de atuação. Onze pessoas foram presas, segundo a PF.
Cento e trinta agentes da PF cumprem ainda trinta mandados de busca e apreensão em São Paulo (Araras, Indaiatuba, Santa Bárbara do Oeste e na capital paulista), no Paraná (Curitiba) e no Rio de Janeiro (Resende). Os criminosos poderão responder pelos crimes de evasão de divisão, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e organização criminosa.
De acordo com as investigações da Operação Porto Victoria, a lavagem e a evasão de divisas se davam no Brasil, Grã-Bretanha. Venezuela, Japão e Estados Unidos. A operação teve início no ano passado, depois que um brasileiro foi citado pela Agência Norte Americana de Imigração e Alfândega por suspeita de integrar a quadrilha.
Um dos esquemas em que o bando se especializou foi a retirada ilegal de divisas da Venezuela. Empresas brasileiras realizavam importações fictícias e superfaturavam os produtos em até 5000% para justificar a remessa dos valores vindos do país. Feito isso, enviavam os recursos para Hong Kong sob a justificativa de empréstimos e importações. De lá, o dinheiro era encaminhado para outras contas ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário