sexta-feira, 24 de julho de 2015

AÉCIO VENCERIA LULA SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE.


Wilson Dias/ Agência Brasil
Jair Bolsonaro
A pesquisa revela um percentual relevante das intenções de voto obtido pelo expoente da direita Jair Bolsonaro (PP-RJ)
Pesquisa CNT / MDA, divulgada nesta terça-feira 21, mostra o senador Aécio Neves (PSDB) à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma eventual disputa pela presidência da República em 2018. 
Em um cenário com os dois candidatos, o presidente do PSDB teria 35,1%, contra 22,8%. Em terceiro lugar estaria Marina Silva (da Rede Sustentabilidade, ainda não oficializada) com 15,6% e, em quarto, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ).
Conhecido por suas declarações contra os direitos gays e em defesa da ditadura militar e da tortura, Jair Bolsonaro conquistaria o apoio de uma parcela significante do eleitorado brasileiro: 4,6%.
O percentual de brasileiros que votariam no deputado fluminense aumentaria em um hipotético cenário no qual os adversários de Lula seriam caciques do PSDB paulista, derrotados pelo ex-presidente nas eleições de 2002 e 2006.
Em uma hipotética disputa entre Lula, Marina Silva e o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), Lula aparece em primeiro com 24,9%, seguido por Marina Silva (23,1%), Geraldo Alckmin (21,5%) e Bolsonaro (5,1%).
Em um terceiro cenário, no qual o candidato é o senador paulista José Serra (PSDB), o ex-presidente teria uma vantagem mais larga. Neste cenário, Lula lidera com 25% dos votos, seguido por Marina Silva (23,3%), José Serra (21,2%) e Bolsonaro (5,5%).
Em todos os cenários de segundo turno envolvendo Lula e um dos três presidenciáveis do PSDB, o líder petista perderia. No primeiro, Aécio venceria Lula por 49,6% contra 28,5%. Contra Alckmin, Lula perderia de 32,2% contra 39,9%. Por fim, contra Serra, o líder petista seria derrotado por 31,8% contra 40,3%
Realizada entre os dias 12 e 16 de julho, a pesquisa não considerou nenhum cacique do PMDB na disputa pela presidência, apesar de o maior partido brasileiro ter declarado que terá candidato próprio à presidência em 2018. A pesquisa também não captou os efeitos do rompimento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com o governo, uma vez que a cisão se tornou pública apenas no dia 17. Cunha é um dos possíveis candidatos do PMDB às eleições presidenciais de 2018 e, atualmente, está sendo investigado pelaOperação Lava Jato, que apura casos de corrupção em contratos públicos da Petrobras.
Ao todo, a pesquisa ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 estados das cinco regiões brasileiras e possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos

Nenhum comentário:

Postar um comentário