sexta-feira, 31 de julho de 2015

DILMA PEDE AJUDA AOS GOVERNADORES PARA SAIR DA CRISE

A presidente Dilma Rousseff pediu cooperação dos governadores na recuperação econômica do país. Em discurso na abertura do encontro no Palácio da Alvorada, ela afirmou que vetou algumas propostas aprovadas pelo Congresso Nacional a fim de preservar o equilíbrio fiscal. A presidente defendeu a reforma do ICMS, que segundo ela, terá impactos no crescimento econômico e geração de empregos e A proposta aguarda votação no Senado. “Todas (propostas) terão impacto sobre os estados, sem sobra de dúvida”, alertou.

Dilma atribuiu o não cumprimento de promessas eleitorais a fatores como a crise econômica internacional, a queda nos preços das commodities e a desvalorização do real frente ao dólar. "Tudo isso que estou falando não é desculpa para ninguém, é o fato de que nós, por sermos governantes, não podemos nos dar o luxo de não ver a realidade com olhos claros, de ignorar a realidade", afirmou. Sobre dificuldades em governar, a presidente disse que qualquer governante tem que saber lidar com pressões. “Sei suportar pressão e até injustiça”, afirmou. Ela disse ainda que está com “ouvidos e coração abertos” para sugestões.

Concessões
A presidente pediu que os governadores colaborassem com projetos de infraestrutura e logística para serem executados de 2015 a 2018, a exemplo do programa de concessões lançado em junho pelo governo federal. “O que nós queremos agora é que essa carteira de projetos seja estruturada, porque nós sabemos que os investimentos levam tempo para maturar”, afirmou. De acordo com ela, alguns já apresentaram propostas. Sobre a recuperação econômica, a presidente destacou a importância de garantir o controle da inflação e promover o equilíbrio fiscal e afirmou que é preciso “estabelecer parceria para enfrentar o problema juntos”. 

Segurança
A presidente pediu cooperação em quatro frentes na área de segurança pública. A primeira é um pacto nacional para redução de homicídios. Atualmente a taxa de homicídios no país é de 23,32 por 100 mil habitantes, abaixo da relação de 10 mil para 100, padrão adotado internacionalmente. Ela destacou ainda a importância de reduzir o déficit carcerário – hoje em 231 mil vagas –, e a importância do programa de segurança no trânsito e do Pronatec Aprendiz, cuja versão para Micro e Pequenas empresas foi lançada na última terça-feira.

Estão presentes na reunião o vice-presidente Michel Temer, e governadores de todos os estados, com exceção de Mato Grosso, que enviou a vice-governadora. Dez titulares da Esplanada também participam do encontro. São eles Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Eduardo Cardozo (Justiça), Arthur Chioro (Saúde), Eliseu Padilha (Aviação Civil), Gilberto Occhi (Integração Nacional), Aloizio Mercadante (Casa Civil), Guilherme Afif (Micro e Pequena Empresa), Edinho Silva (Secretaria de Comunicação da Presidência) e Gilberto Kassab (Cidades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário