segunda-feira, 28 de setembro de 2015

DILMA FALA NA ONU SOBRE MEIO AMBIENTE

Timothy A. Clary/AFP


As instituições não governamentais ligadas ao meio ambiente receberam com cautela a ambiciosa meta anunciada pela presidente Dilma Rousseff ontem nas Nações Unidas, de até 2025 reduzir as emissões de gases do efeito estufa em até 37%, ampliando esse percentual para 43% até 2030. As metas, disse a presidente, têm como base o ano de 2005 e serão atingidas, disse a presidente, com ações para garantir 45% de energia oriunda de fontes renováveis, fim do desmatamento ilegal e ainda reflorestamento e recuperação de pastagens degradadas. Uma declaração de Dilma todos concordam: “O Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento a assumir uma meta absoluta de redução de emissões. Nossas metas são tão ou mais ambiciosas do que as dos países desenvolvidos. O Brasil contribui, assim, decisivamente, para que o mundo possa atender às recomendações do Painel de Mudança do Clima, que estabelece o limite máximo de 2ºC de aumento de temperatura neste século”, disse a presidente, para alegria dos ambientalistas.

A nota de análise do Observatório do Clima sobre as propostas apresentadas por Dilma considera o Brasil como o primeiro país a anunciar uma meta tão ambiciosa. E o fato de haver uma outra meta indicativa para 2030 “é politicamente muito importante porque demonstra o compromisso do país com ciclos de revisão de cinco anos, de modo a permitir mais facilmente o aumento de ambição de todos os países ao longo do tempo de vigência do acordo”, diz o texto do observatório.

O acordo a que se refere a instituição é aquele a ser feito em Paris, no fim do ano, na Conferência do Clima, a Cop-21. Ali, os países apresentarão o INDC (Intended Nationally Determined Contributions), ou seja, aquilo que cada país pretende realmente fazer para ajudar a evitar o aumento da temperatura do planeta ultrapasse os 2 graus Celsius neste século. Dilma aproveitou seu discurso ontem, na Conferência de Desenvolvimento Sustentável pós-2015 para anunciar desde já essas metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário