domingo, 20 de setembro de 2015

DILMA QUER P.T. E PMDB NA ARTICULAÇÃO POLÍTICA DO GOVERNO


Wilson Dias/Agência Brasil


A presidente Dilma Rousseff, que mantém a disposição de anunciar a reforma ministerial até quarta-feira, antes de embarcar para os Estados Unidos, pediu a todos os ministros um levantamento minucioso dos cargos, diretorias, assessorias, para saber o que pode ser extinto e o que pode ser fundido em outras estruturas administrativas. Ela reuniu-se mais uma vez ontem com o chefe da Casa Civil, ministro Aloizio Mercadante; do Planejamento, Nelson Barbosa; e da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdyr Simão. Quando ainda era secretário-executivo da Casa Civil, Simão fez um levantamento detalhado do tamanho da Esplanada e de quanto a União gasta em alugueis para manter esse aparato. Ponto nevrálgico da reforma, a articulação política deve ser tocada em uma equação que concilie PT e PMDB na tarefa.

Dilma e os ministros também discutiram o formato do pacote econômico a ser enviado ao Congresso. Ela quer resolver ambas as pendências nesta semana. Segundo apurou o Correio, embora tenda a aceitar modificações às propostas originais, como, por exemplo, a redução de 4 para 2 anos no prazo de vigência da CPMF e a retirada da obrigatoriedade de as emendas do orçamento impositivo serem destinadas às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Dilma defendeu internamente que as mudanças só aconteçam durante a tramitação das propostas na Câmara e no Senado. O receio é de que, se isto acontecer antes, o Congresso desvirtue ainda mais o ajuste fiscal.

Dilma ainda tenta achar uma equação para fechar a reforma ministerial. Está sedimentada a tese de que o atual ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, será o responsável pela articulação política do governo, ao lado do assessor especial da Presidência, Giles Azevedo. Para exercer com mais segurança essa missão, Berzoini deverá ser deslocado para a Secretaria-Geral da Presidência, no lugar de Miguel Rossetto, tendo Giles como seu secretário-executivo. A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) seria extinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário