sábado, 19 de setembro de 2015

PAPA VAI A CUBA INCENTIVAR DESENVOLVIMENTO DA ILHA

 AFP PHOTO / VINCENZO PINTO

Roma, Itália -
 O papa Francisco embarcou neste sábado em Roma, pouco depois da 8H30 GMT (5H30 de Brasília), com destino a Cuba para estimular a abertura do regime castrista, depois da aproximação entre Havana e os Estados Unidos, segunda etapa de sua viagem.

Francisco inicia a viagem de oito dias, a mais longa de seu pontificado, com uma visita histórica de três dias a Cuba, ode deve se encontrar com o povo cubano e ter reuniões com as autoridades da ilha.

O avião do papa tem previsão de pouso no aeroporto de Havana às 16H00 locais (17H00 de Brasília), após quase 12 horas de voo.

Na terça-feira à tarde, Francisco deixará Cuba e viajará para Washington, onde tem dois eventos importantes, um no Congresso e outro na Casa Branca. Depois visitará a sede da ONU em Nova York e terminará a viagem com um encontro mundial das famílias na Filadélfia. 

Francisco, o primeiro papa nascido na América Latina, vai visitar pela primeira vez na vida a ilha de Cuba. Durante a visita, que gera grande expectativa, o papa Francisco vai discursar sempre em espanhol, sua língua materna.

Esta é a 10ª viagem ao exterior do pontificado de Francisco, que começou em março de 2013. O pontífice chega à ilha caribenha em meio ao entusiasmo dos cubanos, que reconhecem histórica intervenção diplomática do religioso na reconciliação entre Cuba e Estados Unidos após mais de 50 anos de confrontos. 

O papa argentino permanecerá na ilha comunista de 19 a 22 de setembro, quando viajará aos Estados Unidos. Francisco, de 78 anos, terá uma agenda intensa na viagem, com 26 discursos - o em Cuba e 18 nos Estados Unidos -, quatro deles em inglês. O papa será recebido pelo presidente cubano Raúl Castro, que estará presente em todas as missas.

O Vaticano não descarta um encontro com o principal líder máximo da revolução cubana e ex-presidente Fidel Castro, provavelmente domingo em Havana. Um encontro emblemático, entre duas importantes figuras latino-americanas, que estudaram com os jesuítas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário