sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PRESIDENTE DA FIFA É PROCESSADO CRIMINALMENTE

Presidente da FIFA, Joseph Blatter
Joseph Blatter tem evitado viagens internacionais e cancelou sua entrevista marcada para esta sexta-feira(Ennio Leanza/Keystone/AP)
Procuradores suíços abriram uma investigação criminal contra o presidente da Fifa, Joseph Blatter, sobre suspeita de má gestão e apropriação indevida, segundo informou o gabinete da Procuradoria-Geral da Suíça nesta sexta-feira. Representantes do órgão interrogaram Blatter após encontro do comitê executivo da Fifa em Zurique nesta sexta. "Além disso, a procuradoria-geral conduziu em 25 de setembro de 2015 uma busca na sede da Fifa com o apoio da Polícia Criminal Federal. O escritório do presidente da Fifa foi vasculhado e dados foram apreendidos", divulgou a procuradoria em nota.
As investigações se referem à venda de direitos de TV que Blatter negociou com o ex-presidente da federação caribenha, Jack Warner, em 2005, e também atingiram o francês Michel Platini, presidente da Uefa, candidato à presidência da Fifa e ex-aliado de Blatter. O gabinete informou que Blatter é suspeito de ter realizado um pagamento suspeito no valor de 2 milhões de francos suíços (cerca de 8,6 milhões de reais pela cotação atual) a Michel Platini, em fevereiro de 2011, com a justificativa de "trabalho feito entre janeiro de 1999 e junho de 2002". Os dois foram interrogados na sede da Fifa nesta sexta.
Blatter não compareceu à entrevista coletiva que estava agendada para a manhã desta sexta-feira e não explicou sua ausência. Por meio de comunicao, a Fifa informou que o próximo encontro do Comitê Executivo da entidade, em dezembro, mudou de local: não acontecerá mais no Japão, sede do Mundial de Clubes, e foi transferido para Zurique, ainda sem data definida. Vários jornais europeus já haviam levantado essa hipótese, relacionando a mudança ao desejo de Blatter de não deixar a Suíça e correr riscos de ser interrogado ou até preso por causa do escândalo de corrupção na Fifa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário