quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A PRESIDENTE DILMA É A TRIGÉSIMA MAIS PODEROSA DO MUNDO

AFP PHOTO/EVARISTO SA
A presidente Dilma Rousseff ficou na 30ª posição na lista das 50 pessoas mais poderosas do mundo publicada pelo site de notícias econômicas e de tecnologia Business Insider. Pelo levantamento, a brasileira está logo à frente do aiatolá iraniano Ali Khamenei (32º lugar) e do rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz al Saud (31º), assim como da francesa Christine Lagarde (35ª posição), diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), mas fica atrás de executivos e empresários como o bilionário chinês Wang Jianlin (29º), cuja fortuna é estimada em US$ 33,5 bilhões e é proprietário de 20% do clube espanhol Atlético de Madri, e do CEO da Apple e sucessor de Steve Jobs, Tim Cook (28ª colocação).

A Business Insider destaca Dilma por comandar o maior país da América Latina, sétima maior economia do mundo, e pelas políticas de erradicação da miséria, mas também cita que o segundo mandato está marcado pela crise econômica - em 2015, o Brasil entrou oficialmente em recessão e a depreciação do real atingiu 45%, segundo o site - e pela política. A publicação menciona os protestos contra o governo, os pedidos de impeachment, o recorde de reprovação da presidente e os escândalos de corrupção envolvendo a Petrobrás. O site faz a ressalva de que Dilma "tem alegado inocência".

Na liderança do ranking está o americano Barack Obama, seguido pelos presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin. Outro parceiro do Brasil nos Brics incluído no top 10 é o primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi, elogiado no site pelas políticas de estímulo à economia e pelas iniciativas para integrar o país de 1,2 bilhão de habitantes ao mundo digital. Além deles, mais três chefes de governo estão à frente de Dilma no ranking: David Cameron (Inglaterra, no 11º lugar), François Hollande (França, 12º) e Shinzo Abe (Japão, 14º). Atrás da brasileira estão a primeira mulher a presidir a Coreia do Sul, Park Geun-hye (42ª colocação), e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (45ª), além do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (40ª).

A lista da Business Insider é feita, segundo o site, com base em cálculos que levam em conta o poder de influência política e econômica dessas pessoas. "Para o bem ou para o mal, as decisões deles afetam milhões, sacodem as empresas e mudam os países", diz a reportagem que apresenta a lista de políticos, empresários, bilionários, líderes religiosos, artistas (a apresentadora Oprah Winfrey está em 36º lugar e o casal Jay Z e Beyoncé abrem o levantamento, na 50ª posição) e até criminosos. O 48º colocado é o traficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán, que escapou de um presídio em uma fuga cinematográfica em julho e teria uma fortuna pessoal estimada em US$ 1,1 bilhão

Veja abaixo a lista das 10 pessoas mais poderosas do mundo, assim como a posição de Dilma e de outros chefes de governo pelo mund
o

Nenhum comentário:

Postar um comentário