sexta-feira, 20 de novembro de 2015

JOÃO VACCARI FALIU O FUNDO SETE BRASIL


O ex-diretor da Sete Brasil e ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco disse nesta quinta-feira (19/11) acreditar que o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto atuou para incentivar fundos de pensão de empresas estatais a investir na Sete Brasil. Em depoimento à CPI dos Fundos de Pensão, Barusco afirmou que Vaccari se interessava pela Sete Brasil. Em crise, a empresa gerou perdas milionárias aos fundos.

Questionado na CPI se Vaccari pode ter sido um agente de mobilização desses fundos, Barusco respondeu: "Eu acredito que ele tenha auxiliado no sentido de incentivar", antes de ponderar que não sabe de nada que ele tenha feito concretamente.

Barusco, delator da Operação Lava-Jato, foi um dos participantes da formação da Sete Brasil, criada pela Petrobrás para gerenciar sondas na exploração de petróleo do pré-sal. O ex-diretor da Sete Brasil disse ainda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua então ministra Dilma Rousseff participaram de reunião na Petrobrás sobre a demanda por sondas de perfuração, o que posteriormente levou à criação da Sete Brasil.

Modelo
Segundo ele, em delação e na CPI, "o esquema criminoso da Petrobras reproduziu-se na empresa Sete Brasil". Aos parlamentares, ele confirmou o que havia dito em delação, de que US$ 4,5 milhões provenientes de contratos da companhia teriam sido destinados ao PT, mas ponderou que não tem como provar a afirmação. Vaccari já afirmou que arrecadou doações ao partido com recibo e a devida prestação de contas à Justiça Eleitoral.

A CPI dos Fundos de Pensão foi instalada em agosto deste ano para apurar indícios de aplicação incorreta de recursos e manipulação na gestão de fundos de previdência complementar de servidores públicos no período entre 2003 e 2015
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário