quinta-feira, 19 de novembro de 2015

MORTO MENTOR DO ATENTADO TERRORISTA EM PARIS

Abdelhamid-Abaaoud_Reprodução_483x303.jpg
O corpo do jihadista belga Abdel Hamid Abaaoud, suposto cérebro dos atentados de Paris, foi formalmente identificado pela polícia entre os mortos da operação de quarta-feira em Saint Denis, norte da capital, confirmou nesta quinta-feira, 19, o procurador do Polo Antiterrorismo do Ministério Público de Paris, François Molins. 

O corpo crivado de balas foi achado ao fim da operação no apartamento onde um grupo de jihadistas se entrincheirou.

Sua identidade foi determinada graças às impressões digitais, acrescentou a fonte.

Na operação morreu ainda uma mulher-bomba, prima de Abaaoud, que detonou seu cinto de explosivos diante da polícia.

Salah Abdeslam, um dos autores dos ataques em Paris, continua foragido.

As informações foram confirmadas em comunicado oficial distribuído por Molins. "Abdelhamid Abaaoud foi formalmente identificado, após comparação de digitais, como tendo sido morto da operação. O corpo dele era o encontrado por nós no prédio, ferido por tiros", diz o comunicado.

Na noite da quarta-feira, os rumores sobre a morte já circulavam em Paris e a informação chegou a ser publicada pelo jornal americano The Wall Street Journal. 

O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, veio a público saudar a morte de Abaaoud. 

A confirmação da morte de Abaaoud demorou mais do que o esperado, segundo autoridades francesas, porque o terceiro andar do prédio na Rue du Corbillon, onde ocorreu parte da operação de quarta-feira, ficou danificado, o que atrasou a identificação.

Inicialmente, se acreditava que Abaaoud estava na Síria, mas investigações francesas concluíram que ele havia voltado para a Europa. O belga deixou sua casa em 2014 para lutar com o Estado Islâmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário