domingo, 15 de novembro de 2015

TERRORISTA DE PARIS ESTÃO EM FUGA

POliciaFrancesa_AFP_483x303.jpg
 
O Ministério do Interior da França informou neste domingo, 15, que a polícia localizou hoje um automóvel Seat Leon de cor preta que teria sido usado em dois atentados, o primeiro da Rue La Fontaine-au-Roi, que deixou cinco mortos, e o segundo na Rue de Charonne, onde 19 pessoas morreram. O veículo estava abandonado em Montreuil, na periferia de Paris, com três fuzis kalachnikov, mas pelo menos dois de seus ocupantes continuam desaparecidos.

A localização do veículo confirma o pesadelo das autoridades da França: o de que ainda haja terroristas desaparecidos dentre os que integraram as três equipes que atacaram sete locais de Paris e de Seine-Saint-Denis na noite de sexta-feira. Segundo o Ministério Público, o automóvel foi visto por testemunhas em dois dos ataques, nos quais três homens foram vislumbrados. Um deles teria sido deixado no restaurante Comptoir Voltaire, em Boulevard de Voltaire, onde acionou o cinturão de explosivos, mandando a si mesmo e ferindo uma pessoa com gravidade.

Os investigadores não descartam que o motorista ou um dos passageiros do Seat não entejam entre os homens presos em outro automóvel, interceptado pela polícia da Bélgica no sábado. Mas ao que tudo indica ainda há foragidos entre os terroristas.

Mais cedo a polícia confirmou ter identificado um dos autores do atentado à casa de shows Bataclan. Trata-se de Ismael Omar Mostefai, um francês de 29 anos nascido na periferia, em Courcouronnes, no departamento de Essonne, e que vivia no bairro de La Madeleine, em Chartres, a 90 quilômetros ao sudoeste de Paris. Condenado oito vezes por crimes menores, ele nunca havia cumprido pena em regime fechado. Mas, desde 2010, havia sido objeto de investigações por parte do serviço secreto francês por suspeita de radicalismo extremista.

Desde então, uma ficha "S", que indica o cadastro de potenciais terroristas, havia sido criada a seu respeito, colocando-o em uma lista de cerca de 10 mil pessoas que podem eventualmente passar a ser monitoradas pela polícia. 

Até aqui, seis pessoas já foram presas por suspeitas de envolvimento nos atentados e, neste domingo, outras sete pessoas são ouvidas pelas autoridades

Nenhum comentário:

Postar um comentário