quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

ARGENTINA TEM NOVO PRESIDENTE!

Novo presidente da Argentina, Mauricio Macri  (Foto: AP Photo/Luis Hidalgo)
O novo presidente da Argentina, Mauricio Macri, do Proposta Republicana (PRO), assume o comando da Casa Rosada nesta quinta-feira (10). O mandato do ex-prefeito de Buenos Aires sucederá 12 anos de governo Kirchner, cuja representante Cristina não comparecerá à posse. Líderes de 22 países, incluindo Brasil, estão na capital argentina para a cerimônia.
O jornal argentino Clarín ressalta que Macri "será o primeiro presidente constitucional que não pertence ao peronismo ou ao radicalismo desde o surgimento do Justicialismo, há 69 anos". Algumas das bandeiras assumidas na campanha do liberal são o fim da pobreza e do narcotráfico.
Eleições
Macri, da coligação Cambiemos (Mudemos), foi eleito presidente na noite de 22 de novembro. Com 99,17% das seções apuradas, ele vencia com 51,4% do candidato governista, Daniel Scioli. Sua coligação ganhou em nove das 24 províncias argentinas, enquanto nas eleições de 25 de outubro ele havia vencido somente em cinco.
Em seu discurso de vitória, o empresário, que também é o primeiro engenheiro a assumir o comando do país, prometeu trabalhar para unir os argentinos e para ter boas relações com todos os países do mundo. Em sua trajetória, também há uma passagem pela presidência do clube de futebol Boca Juniors.
Além de combater a atual inflação e a desvalorização do peso, um dos desafios do presidente será retomar relações externas deixadas de lado por Cristina Kirchner, que incluem Brasil e Estados Unidos.Macri já afirmou que eliminará o câmbio flutuante e se comprometeu a manter os benefícios sociais lançados nos últimos governos, assim como a estatização de empresas como Aerolíneas Argentinas e a petrolífera YPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário