sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

RELAÇÃO COM OS EEUU MELHORA A VIDA EM CUBA

Meninos jogam futebol em Baracoa no extremo leste da Ilha.O futebol cada vez mais se torna  um esporte  popular em Cuba ,rivalizando com o beisebol (Foto: Ana Carolina Fernades)
Aos 17 anos, ganhei o livro Cuba y Cuba do magistral fotógrafo suíço René Burri. Desde então, as imagens da ilha habitam minha memória e meu inconsciente. Agora, os olhos de todo o mundo – e os meus também – se voltam de novo para Cuba. A ilha passa por uma transformação – resultado da aproximação diplomáticacom os Estados Unidos e do relaxamento de 54 anos de embargo econômico. Mesmo ainda sob a tutela de um governo ditatorial, o povo cubano se sente mais livre. A começar pelo direito de ir e vir. Os cubanos agora podem viajar para onde quiserem sem o temido e quase sempre negado  “permiso de salida”.

A liberação da internet foi um grande marco dessa nova era. A abertura de pontos públicos de Wi-Fi está ajudando a conectar Cuba ao mundo. Pela primeira vez depois de muitos anos,  muitas famílias em que alguns membros fugiram da ilha passaram a se falar e, principalmente, a se ver (pela tela de computadores ou de celulares).  O Mickey Mouse de pelúcia, vendido nas ruas de Havana Vieja, o centro histórico da capital cubana, é outro pequeno sinal dos novos tempos

Nenhum comentário:

Postar um comentário