segunda-feira, 14 de março de 2016

MILHÕES FORAM ÀS RUAS PROTESTAR CONTRA DILMA E LULA.


Bonecos do Pixuleco e o juiz Sérgio Moro foram as estrelas das manifestações que ocuparam as ruas de cidades de 23 estados e 16 capitais durante todo o domingo. Os protestos começaram cedo e encerraram por volta das 14h em capitais como Brasília, Recife, Maceió, Belo Horizonte e Salvador. Em Porto Alegre e São Paulo, as manifestaçõesforam à tarde. De acordo com os organizadores dos protestos – o Movimento Brasil Livre e o Vem pra rua –, o número de manifestantes teria sido superior a três milhões. Embalado pelas revelações da delação premiada do ex-líder do governo no Senado Delcídio Amaral (PT-MS) e da condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no depoimento à Polícia Federal, este foi o maior ato de protestos contra o governo da presidente Dilma Roussef.

Jefferson Bernardes /AFP
Em Recife (PE), a manifestação começou por volta de 10h e reuniu 150 mil pessoas na praia de Boa Viagem, segundo estimativas da Polícia Militar. Três trios elétricos e um carro de som puxavam os protestos no bairro nobre da capital pernambucana. Vestidos com camisetas amarelas e verdes, cena que se repetiu em todo o país, os pernambucanos seguravam faixas e cartazes que pediam o impeachment da presidente e a saída do PT do governo.

Douglas Magno/AFP
Em Salvador (BA), cerca de 20 mil pessoas participaram do protesto que teve início no farol da Barra, uma das áreas mais turísticas da capital baiana, e seguiu até o Mirante Cristo da Barra. Ao chegar ao destino final, os manifestantes rezaram um Pai Nosso e fizeram uma salva de palmas para o juiz Sérgio Moro, responsável pelo julgamento dos processos da Operação Lava-Jato.

Heuler Andrey/AFP
A Praça da Liberade, em Belo Horizonte (MG), foi tomada por 30 mil manifestantes, segundo estimativas da Polícia Militar. Esse foi considerado o maior protesto em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff na capital mineira. Bandeiras, cartazes em homenagem a Sergio Moro e muitas caras pintadas marcaram os protestos mineiros. Em Maceió (AL), houve trio elétrico e coreografia, e Belém (PA) levou 50 mil pessoas às ruas, segundo os organizadores do evento. A Polícia Militar disse que não se pronunciaria quanto ao número de participantes na capital paraense.

Miguel Schincariol/AFP
Em Porto Alegre (RS), o protesto contra a corrupção e pela saída de Dilma Rousseff teve início por volta das 15h, quando os manifestantes começaram a chegar ao Parque Moinhos de Vento. A capital gaúcha também foi palco de uma pequena manifestação de apoio à presidente. Segundo a Brigada Militar, cerca de 600 pessoas se reuniram no Parque Farroupilha. Organizadores do Movimento Brasil Livre e Vem pra rua, responsáveis pelos protestos contra o governo e a corrupção, e os da Frente Brasil Popular, em apoio ao PT, garantiram que as manifestações foram planejadas de maneira que os dois grupos não se encontrassem.

Curitiba (PR), de onde o juiz Sérgio Moro trabalha nos processos que desencadearam a Lava-Jato, viu cerca de 200 mil pessoas saírem às ruas em apoio à operação. Com máscaras do juiz, um grupo de manifestantes criou um bloco SomosTodosSergioMoro, que se juntou ao protesto na Praça Santos Andrade, no centro da capital paranaense.

Ed Alves/CB/D.A Press

Protesto reúne 100 mil em Brasília 

Se a quantidade de manifestantes é um termômetro para medir a pressão que as ruas podem fazer no governo durante os atos pró-impeachment, ontem, em Brasília, não estava tranquilo, muito menos favorável para a presidente Dilma Rousseff. A Esplanada dos Ministérios recebeu 100 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), vestidas com as cores da bandeira do Brasil a favor da saída do PT do poder. O número é o dobro do registrado em 15 de março de 2015, quando o ato reuniu cerca de 50 mil manifestantes, saldo até então mais significante das últimas manifestações (leia quadro). O protesto se iniciou por volta de 8h30 e durou cerca de cinco horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário