quinta-feira, 17 de março de 2016

MINISTRO LULA VAI INTERVIR NA ECONOMIA


Ninguém duvida de que Luiz Inácio Lula da Silva assume a Casa Civil com liberdade para fazer modificações na política econômica da presidente Dilma Rousseff. Pela manhã, Lula participou de uma reunião no Palácio da Alvorada com Dilma e os ministros Nelson Barbosa, da Fazenda; Aloizio Mercadante, da Educação; e Jaques Wagner, antecessor dele no cargo. Quem não acreditava que Lula vai, na prática, mandar em Barbosa não deve ter continuado a pensar assim depois do recado de Dilma em entrevista um pronunciamento seguido de entrevista coletiva à tarde no Planalto.

“O presidente Lula tem uma trajetória muito expressiva também pelo seu compromisso com a estabilidade fiscal e o controle da inflação. Compromisso esse que não é meramente retórico”, disse Dilma, antes de qualquer pergunta. Referindo-se ao futuro subordinado pelo cargo máximo que ocupou, ela também falou das credenciais que Lula tem para tocar a economia. A presidente negou que Barbosa e o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, estejam deixando o governo. “Pelo contrário, eles estão mais dentro do que nunca.” Atribuiu os boatos sobre a saída de ambos a especuladores do mercado financeiro que lucram com o vaivém das cotações.

Mesmo com o desmentido, a suspeita de que o ex-presidente do BC Henrique Meirelles venha a assumir o comando do Ministério da Fazenda animou o mercado. Meirelles não se entende bem com Dilma e só seria chamado com o aval de Lula. Durante o período em que esteve à frente do BC, a inflação chegou a ficar abaixo do centro da meta. Espera-se, portanto, que ele não aceite qualquer função em caso de uma guinada na economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário