quarta-feira, 27 de abril de 2016

DESAFIOS PARA MEIRELLES NO MINISTÉRIO DA FAZENDA

 José Paulo Lacerda/CNI

O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles está praticamente confirmado para o Ministério da Fazenda de um eventual governo Michel Temer. O vice-presidente admitiu que deve escolher Meirelles para comandar a pasta, depois de uma conversa decisiva que ambos tiveram no Palácio do Jaburu, no último sábado. Temer disse a vários interlocutores que ficou “muito impressionado” com o ex-chefe do BC no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e um dos principais conselheiros do ex-presidente.
Ao ocupar a pasta que está sob comando do economista Nelson Barbosa há apenas quatro meses, Meirelles terá um enorme desafio pela frente. A economia está em recessão e as contas públicas, totalmente desequilibradas, devendo apresentar deficit primário até 2019, pelas estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI). Para recuperarem a confiança dos investidores e empresários, Temer e Meirelles precisarão adotar medidas muito duras e de efeito imediato na área fiscal, pois o prazo para que elas surtam efeito será muito curto, avisam especialistas.

“A situação fiscal é muito difícil, pois o governo precisa estancar a sangria imediata  e dar sinais de mudança a médio e longo prazos. Para isso, terá que mexer na estrutura de gastos e adotar medidas de aumento de receita”, destacou a economista sênior da Tendências Consultoria Alessandra Ribeiro. Segundo ela, o quadro ficará ainda pior se o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovar a cobrança de juros simples, em vez de compostos, na dívida dos estados com a União. Segundo a Fazenda, a alteração acarretará perda de R$ 402 bilhões para o governo federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário