quinta-feira, 28 de julho de 2016

PREFEITO DO RIO GASTA MAIS DE 233 MILHÕES EM OBRAS SEM LICITAÇÃO

A prefeitura do Rio firmou pelo menos doze contratos sem licitação para concluir obras atrasadas da Olimpíada. O valor somado dos negócios fechados sem concorrência chega a 233 milhões de reais, segundo reportagem do jornalFolha de S. Paulo publicada nesta quinta-feira. A maioria parte se refere a contratações emergenciais para finalizar a construção de arenas.
A gestão de Eduardo Paes (PMDB) diz que as contratações respeitaram a lei de licitações, que permite exceções em casos de emergência. Em todas essas obras, o município revogou o acordo com as construtoras que ganharam a licitação, mas não cumpriram os prazos, e contrataram outras no lugar.
A empresa M. Rocha Engenharia foi a que fechou mais contratos sem licitação. A construtora ficou encarregada de terminar de erguer as casas destinadas aos moradores da Vila Autódromo, que não quiseram sair do terreno ao lado do Parque Olímpico.
A Empresa Olímpica Municipal explicou que os contratos sem licitação foram firmados devido a imprevistos. “Por causa da proximidade dos Jogos Olímpicos e da impossibilidade de paralisar as obras para cumprimento de tempo de procedimento licitatório, a Riourbe (empresa municipal responsável pelas obras das arenas) optou pela contratação emergencial, sem cotação no mercado”, disse a instituição, em nota.
Entre as contratadas, estão duas empresas ligadas à família do líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Lazaroni. As construtoras Zadar e Engetécnica pertencem a Paulo Roberto Moraes, pai de Lazaroni. O Ministério Público do Rio investiga o caso e os envolvidos negam interferência política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário